Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Segunda live "Esquenta Salipi" debate legado arquitetônico deixado pela Semana de Arte Moderna de 22

Última atualização em Quinta, 28 de Abril de 2022, 21h16

WhatsApp_Image_2022-04-28_at_19.47.39.jpeg

Esquenta Salipi realiza debate sobre a Arquitetura na Semana de Arte de Moderna de 22

Na noite desta quinta-feira (28), o professor e crítico de arte, Guilherme Wisnik, foi o convidado da segunda live “Esquenta Salipi”, uma programação especial de ciclo de palestras que está propondo debates sobre temas diversos, como arquitetura, música e teatro, em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 22. A mediação foi conduzida pelo vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo, e pelo presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes.

Durante a abertura do evento, que iniciou às 18h, o professor Viriato Campelo, recepcionou o palestrante e todos os participantes que acompanharam a transmissão ao vivo pelo canal Ufpi TV, no Youtube.

“Essa é uma série de lives em que estamos dedicando como tema a Semana de Arte de 22. O objetivo é fazer uma preparação para o Salão do Livro do Piauí, que é um importante evento cultural que existe na nossa cidade e que tem como patrocinadores a Fundação Quixote e a UFPI. Nosso primeiro encontro tratou sobre música e hoje tivemos a satisfação de fazer esse passeio pela arquitetura e pelo legado deixado nesse processo de construção da identidade nacional brasileira”, disse.

Guilherme Wisnik é professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), curador, compositor e autor de importantes obras, como “Dentro do nevoeiro”, “Infinito vão: 90 anos de arquitetura brasileira” e “Caetano Veloso”. Durante a palestra, Guilherme elogiou o esforço feito ao longo das décadas para reconhecer o legado deixado pela Semana de Arte Moderna, que completa 100 anos em 2022.

“Esse importante evento foi crucial para o processo de modernização da cultura brasileira e certamente deixou heranças fundamentais para nós até hoje. Sabemos que a Semana de 22 foi liderada por um grupo de literatos, de artistas visuais e músicos, e que a arquitetura teve um papel bastante modesto, pois esses dois arquitetos vinham do movimento de arquitetura neocolonial. Mesmo que esse movimento estético fosse diferente do modernista, ambos tinham em comum a busca pela identidade nacional. A busca por essa identidade permeou quase todas as discussões da Semana de 22”, explicou.

WhatsApp_Image_2022-04-28_at_19.51.31.jpg

Guilherme Wisnik, segundo convidado do Esquenta Salipi

Outros pontos de reflexão levantados durante o debate foram as novas concepções de estética e técnicas de construção que surgiram na arquitetura a partir das propostas da Semana de 1922. Para Guilherme Wisnik, a Arquitetura Moderna brasileira se deu de maneira mais expressiva entre 1930 e 1950, pois passou a atuar de forma autônoma e independente dos ideais europeus.

“A arquitetura, já nos anos 40, ganhou esse status de ser uma arte moderna brasileira plenamente reconhecida no mundo e sendo inegavelmente moderna. Ninguém tem dúvidas de que um prédio como o do Ministério da Educação e ou o da Saúde são monumentos modernos. Se falarmos de arquitetura, a Semana de 22 não foi o capítulo fundamental, mas foi um importante estágio anterior”, continuou.

Conforme Kássio Gomes, presidente da Fundação Quixote, o debate é uma prévia do que será aprofundado durante a realização do Salão do Livro do Piauí. “Foi uma satisfação enorme fazer parte dessa conversa. Fazer essa conexão da Semana de Arte Moderna com a Arquitetura é importante para que possamos entender todos os sentidos da incorporação do modernismo. Essas lives irão possibilitar que as pessoas já respirarem o Salipi antes mesmo de sua realização", destacou.

Durante o debate, participou também Arão Paranaguá, professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e mestre em Artes. Os próximos debates do Esquenta Salipi acontecem nos dias 12 e 26 de maio. Neste ano, o Salipi completa duas décadas de existência e, mais uma vez, o maior evento cultural do Piauí conta com a parceria da UFPI e será realizado no mês de junho, no Espaço Rosa dos Ventos.

Confira o cronograma dos demais temas e participantes das lives:

O “Esquenta Salipi” é uma programação de ciclos de palestras que tem o intuito de comemorar o centenário da Semana de Arte Moderna de 22. A primeira transmissão dessa série de encontros on-line contou com a participação do artista Lívio Tragtenberg, que propôs um debate rico e amplo sobre a Música, em torno da Semana de Arte Moderna.

O próximo convidado para o debate será o professor Narciso Telles, que vai tratar sobre teatro. Ele é professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), além de teatreiro, ator e diretor.

O quarto e último encontro virtual do "Esquenta Salipi" expõe o tema da Semana de Arte de 1922, Tropicália e Torquato Neto. Todas as transmissões serão realizadas pelo canal Ufpi TV, no Youtube.