Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Estudantes de Jornalismo da UFPI lançam a 5ª edição da revista digital Oxente!

Estudantes de Jornalismo da UFPI lançam a 5ª edição da revista digital Oxente!

Última atualização em Sexta, 29 de Abril de 2022, 09h48

oxente.png

Está disponível a 5ª edição da revista digital Oxente! desenvolvida por estudantes do sétimo período do Curso de Jornalismo da UFPI. A revista consiste em uma experiência jornalística com foco em narrativas híbridas em que se misturam estéticas e gêneros. A Oxente! é uma revista de jornalismo cultural, mas o seu estilo de narrar se aproxima do jornalismo literário contemporâneo.

Com quatro edições publicadas em janeiro, fevereiro, março e maio de 2021, respectivamente, a revista foi desenvolvida na disciplina Jornalismo Especializado II e contou com orientação da Profa. Ana Regina Rêgo. As edições anteriores podem ser acessadas pelo público, clique aqui.

No editorial deste lançamento, reforça-se o papel da revista em ser distinto ao jornalismo mercadológico: “Apostamos no jornalismo cultural e na estética literária para chegar até o nosso leitor pretendido, pessoas que gostam de cultura para além de suas manifestações estético-artística e gostam de literatura e, portanto, de um jornalismo leve, sem os limites impostos por uma prática que marcou a modernidade e que impõe ao profissional, manter-se no lado exterior ao da textualidade noticiosa”.

A 5ª edição também atingiu o número recorde de 36 colaboradores e 18 matérias publicadas em mais de 100 páginas. Entre as reportagens produzidas, o estudante Glayson Costa fala de escrever a matéria “A Emoção Viva da Bandida”. “Ao lado da minha colega Nayara Melo, buscamos trazer um pouco das memórias afetivas de quem participa do bloco carnavalesco desde os anos 80. Então, é uma oportunidade não só de homenagear essas pessoas, mas também representar a tradição do carnaval de Teresina”, frisou.

“Entre o Amor e a Poesia, Mulheres e a Resistência Feminina no Rap Teresinense” de autoria de Sane Araújo e Wallace Alves é mais uma das reportagens presentes na Oxente! “Considerando que o rap é um ritmo majoritariamente predominado por homens, a nossa intenção é mostrar como as mulheres têm conquistado espaço. Assim, conseguimos conversar com a primeira dupla feminina de rap autoral de Teresina”, explicou Wallace Alves.

Responsável pela diagramação da revista, o estudante Yury Pontes destaca a satisfação em colaborar com a publicação. “Cada matéria foi trabalhada de um modo bastante pessoal, os sentimentos e emoções a serem explorados, portanto, foi uma tarefa criteriosa para ao final nos sentirmos satisfeitos”, disse.

A equipe de reportagem é composta por Ádria Viana, Alisson Araújo, Ana Kálita Vale, Ana Luíza Monteiro, Ana Carolina, Bernardo Pereira, Bruno Chaves, Gabriela Varanda, Geovana Sousa, Glayson Costa, Illana Serena, Jacírio Porto, Jéssica Carvalho, Jeyson Moraes, João Gabriel Sousa, Karine Rocha, Lara Matos, Luna Santana, Luzia Stefany, Maria Luisa Costa, Maria Teresa, Mariana Costa, Millena Brito, Natália Carvalho, Nayara Melo, Ramila Gomes, Rodrigo Alves, Ronney Oliveira, Samanta Leão, Sane Araújo, Tcheska Valentim, Thiago Santos, Wallace Alves e Yury Pontes. diagramação: Yury Pontes; editora-chefe: Ana Regina Rêgo.

Acesse a quinta edição da Oxente! aqui.