Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor da UFPI lança o livro “Possibilidades de Aprendizagem e Desenvolvimento da Pessoa Surda”

Última atualização em Segunda, 02 de Mai de 2022, 16h09

DSC_1501.JPG

Professor Lauro Mota é docente do LEDOC, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros

No dia 28 de abril, o Professor do Curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC/Picos), Lauro Araújo Mota realizou o lançamento do livro "Possibilidades de Aprendizagem e Desenvolvimento da Pessoa Surda: dois estudos na região do Sertão dos Inhamuns Cearense". A divulgação da obra aconteceu durante apresentação pública de sua tese de doutorado no Auditório da Universidade Estadual do Ceará, em Tauá- CE.

O livro é resultado de duas investigações realizadas no âmbito da pós-graduação. Uma delas no curso de especialização em Língua Brasileira de Sinais realizado no CEAD/UFPI e a outra pesquisa é parte dos resultados da tese de doutorado do autor que foi desenvolvida na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas.

DSC_1413.JPG

Lançamento de livro é fruto de especialização no CEAD/UFPI e pesquisa de doutorado na Unicamp

Segundo o Professor Lauro Mota, a publicação se fundamenta nos princípios da Teoria Histórico Cultural, desenvolvida por Vigotski e seus colaboradores no diálogo com os pressupostos da Sociologia de Pierre Bourdieu e com autores contemporâneos brasileiros que estudam o desenvolvimento humano afetado pela deficiência. “O primeiro estudo investiga as possibilidades de constituição social da pessoa surda ou com deficiência auditiva, e os modos de participação nas práticas culturais locais, considerando a ambiência cultural em que os participantes estão inseridos. O segundo estudo problematiza o processo de inclusão educacional das pessoas surdas e a importância da escolarização para o desenvolvimento psicológico humano”, explicou.

Como docente do LEDOC, Campus de Picos, o pesquisador enfatiza que a obra chega para contribuir com o ensino em sala de aula. “As temáticas abordadas ainda são muito incipientes nos cursos de formação de professores e desconsideram o contexto local do sertão nordestino e de seus habitantes, com suas peculiaridades culturais e seus modos de constituição social”.

"Possibilidades de Aprendizagem e Desenvolvimento da Pessoa Surda” também é destinada a estudiosos da Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Educação Especial, além de professores que trabalham com crianças deficientes, pais e demais profissionais interessados nas questões de desenvolvimento humano.