Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto de Extensão da UFPI realiza "Bazar da Física" em escolas e espaços públicos

Última atualização em Segunda, 09 de Mai de 2022, 08h17

WhatsApp_Image_2022-05-06_at_11.48.41_1.jpeg

Exposição no Parque Potycabana

O Bazar da Física é uma das ações do projeto de extensão “Espaço Interativo de Ciências Naturais da UFPI”, que visa levar ciência à comunidade, democratizando o conhecimento científico e aproximando as pessoas da universidade. As exposições acontecem desde março, e já foram realizadas em três oportunidades: Shopping Rio Poty, Parque Potycabana e em escola pública da cidade de Timon (MA).

Para a coordenadora do projeto, Cláudia Adriana Melo, o objetivo do bazar é aproximar a comunidade da academia e ciência. “Quando alguém visualiza determinado fenômeno, fica mais fácil de acreditar e compreender a verdade científica. O bazar leva experimentos para a população desmistificar certos pontos e tirar dúvidas”, completa a professora.

DSC 0247 1

Professora do Departamento de Física, Cláudia Adriana Melo

A exposição conta com equipamentos adquiridos e outros elaborados pelos próprios alunos do curso de Física da UFPI. A partir destes materiais são realizados experimentos que explicam diferentes eventos físicos de maneira visual e interativa, despertando a curiosidade e interesse do público.

DSC_0107_1.jpg

Experimentos promovido no Bazar

A Profa. Cláudia Melo conta ainda que o projeto preza pela participação de alunos voluntários. Quando solicitadas, as exposições são organizadas e apresentadas pelos discentes e a professora. Vale ressaltar que alunos de todas as áreas podem participar, basta entrar em contato com a coordenadora do projeto pelo e-mail e indicar interesse.

O mesmo contato de e-mail também é válido para levar o Bazar até escolas e espaços públicos.

WhatsApp_Image_2022-05-06_at_11.48.41_copy.jpeg

Grupo que organizou o Bazar no Shopping Rio Poty