Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Webinário sobre Telemedicina traz coordenador nacional da RUTE Luiz Messina

Webinário sobre Telemedicina traz coordenador nacional da RUTE Luiz Messina

Última atualização em Terça, 31 de Mai de 2022, 15h58

webinario.png

Aconteceu na noite desta segunda-feira, 30, às 19 horas, webinário sobre “Telemedicina no Brasil já mais de 20 anos” com palestrante Luiz Ary Messina, coordenador nacional da Rede Universitária de Telemedicina (Rute). O evento faz parte de atividade desenvolvida pela Liga em Saúde Digital da UFPI (LASD) sob orientação da professora Lis Marinho, do Departamento de Biofísica.

O webinário abordou a temática da telemedicina e aspectos do contexto histórico de interação a distância entre médico e paciente.

No início do evento, o professor Luiz Messina falou sobre o desafio de coordenar os primeiros passos da telessaúde no Brasil, mostrou algumas ações ao longo da história de iniciativas de estados e da luta de uma frente parlamentar para o fortalecimento da telemedicina a nível nacional e de forma mais integrada.

Entre os principais pontos elencados pelo doutor no webinário foi a importância e a visibilidade internacional que a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) possuem e a replicação destas em outros países da América latina.

No final da palestra foi aberto um momento para sanar as dúvidas dos ouvintes. Foram discutidos por meio das perguntas, assuntos como, os desafios da telessaúde no Brasil, uma vez regulamentada; os desafios no atendimento aos pacientes; metaverso e a relação com a Telessaúde, entre outras discussões.