Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Novos cursos de licenciatura em Bom Jesus são tema de reunião entre o Reitor e a deputada Margarete

Última atualização em Quarta, 01 de Junho de 2022, 08h58

reuniaomargaretec-10.jpg

Reitor Gildásio em audiência com a deputada Margarete Coelho

O reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, recebeu na tarde desta terça-feira (31), a deputada federal Margarete Coelho, para discutir o apoio da parlamentar para a implementação de novos cursos de licenciatura no Campus de Bom Jesus. A reunião aconteceu no Salão Nobre da Reitoria. Também foram apresentadas à deputada outras demandas, como apoio para a criação de um Laboratório de Hidráulica.

reuniaomargaretec-15.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

O reitor Gildásio Guedes disse que a criação de cursos de licenciatura no Campus de Bom Jesus são uma demanda da comunidade para ampliar a qualificação da formação docente e fortalecer o ensino na região. “As demandas pedem a criação de cursos que agraciem a região e também vamos tentar instalar o laboratório de hidráulica. Nós apoiaremos esses projetos no que for possível, para desenvolver ainda mais nosso estado”, ressaltou o reitor.

reuniaomargaretec-9.jpg

Encontro foi realizado no Salão Nobre da Reitoria

A ideia é que o Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE/UFPI) ganhe novos cursos para funcionamento noturno, visando melhor aproveitar a estrutura disponível no campus e ampliar possibilidades de formação para o público inserido no mercado de trabalho. "A possibilidade é uma forma de ampliar o número de cursos, que hoje conta com 6 graduações, além de agraciar pessoas da região que não podem estudar, pois trabalham ao longo do dia", complementou Gildásio Guedes.

Entre as opções de cursos a serem criados, estão as licenciatura em: Física, Computação, Artes Visuais, Pedagogia, Matemática e Química.

reuniaomargaretec-5.jpg

Deputada Margarete Coelho

A deputada Margarete Coelho tem colaborado ativamente com o projeto, inclusive já tem reunião marcada com o Ministro da Educação, Victor Godoy, no início de junho para tratar das demandas. A necessidade de a UFPI obter mais códigos de vaga para contratação de docentes será debatida com o MEC. “Queremos essa ampliação para beneficiar esses cursos que representam uma grande carência no mercado local”, disse a deputada Margarete.

reuniaomargaretec-20.jpg

Diretor do Campus de Bom Jesus, Everaldo Moreira

Em sua fala, Everaldo Moreira, diretor do Campus de Bom Jesus, frisou que a criação dos novos cursos não traria necessidade de grandes investimentos para adaptação de espaços físicos no Campus - o que já torna o processo mais simplificado. “Acreditamos que é um momento de viabilizarmos o aumento de cursos, principalmente para otimizar o Campus na parte da noite. Temos uma estrutura pronta e possível para ofertarmos vagas para as pessoas que trabalham pela manhã e não podem estudar”, destacou Everaldo.

Durante a conversa, também foi ressaltada a necessidade de o Campus, com vocação ao Agronegócio, motor do desenvolvimento da região e do estado, receber um Laboratório de Hidráulica. “É uma região do agronegócio, onde a irrigação é um ponto forte. Temos que fazer esse estudo das características do local, para oferecermos uma mão de obra para o mercado local e para ajudarmos o meio ambiente”, destacou a deputada.

Entre os presentes, também estiveram na reunião o Pró-reitor de Graduação substituto, Eliesé Rodrigues; os diretores de Administração Acadêmica, Leomá Matos; e Administrativo, Alberto Dias; o Prefeito Universitário, Alessandro Rhadamek, além de coordenadores da PREG e Proplan.

reuniaomargaretec-29.jpg