Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > SRH apresenta à Administração Superior as etapas para implementação do Programa de Gestão e Desempenho

Última atualização em Quinta, 02 de Junho de 2022, 17h45

FOTOS_SALÃO_NOBRE_01062022.jpg

A Superintendência de Recursos Humanos (SRH) da Universidade Federal do Piauí apresentou para a Administração Superior da Instituição o processo de implementação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD). Iniciativa do Ministério da Economia, o PGD permite a substituição do controle de frequência e assiduidade pelo controle de entregas e resultados e a possibilidade de realização das atividades fora das dependências do órgão (teletrabalho).

FOTOS_SALÃO_NOBRE_01062022-4.jpg

Reitor Gildásio Guedes

A implementação do PGD é facultativa aos órgãos da Administração Pública Federal. Com a decisão da implementação, os órgãos devem definir quais atividades serão executadas no âmbito do programa, o que impacta nos cargos que poderão realizar o teletrabalho, por exemplo. Para fins de execução e acompanhamento do PGD, a exigência é que o órgão ou entidade tenha um sistema informatizado para registro e controle do cumprimento de metas e alcance de resultados.

FOTOS_SALÃO_NOBRE_01062022-16.jpg

Flavia Lorene, Superintendente de Recursos Humanos da UFPI

Segundo a Superintendente de Recursos Humanos, Flávia Barbosa, a implementação acontece em três etapas: elaboração de ato normativo, desenvolvimento dos projetos pilotos das unidades selecionadas e a implementação efetiva em toda a Instituição. A expectativa é que o ato normativo seja publicado até agosto. “O fato de ter o ato normativo não significa que no outro dia o servidor poderá já participar do PGD. Inicialmente, faremos os projetos pilotos em unidades que serão escolhidas, para então depois, essas, começarem de fato o programa, a exemplos, universidades como, UNB e UFRN, passaram por quase 1 ano trabalhando com unidades pilotos, sendo que a implantação efetiva está sendo realizada de forma gradativa e planejada, o que será feito no âmbito da UFPI”, informou.

A SRH fará palestras para orientar sobre o PGD e terá uma equipe para tirar dúvidas dos servidores da UFPI.

Estiverem presentes na reunião a Pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação Regilda Moreira-Araújo; Pró-Reitora de Ensino de Graduação Ana Beatriz Gomes; ; Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Mônica Arrivabene; Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, Luiz de Sousa Santos Júnior; Pró-reitor de Planejamento e Orçamento, Luís Carlos Sales; Pró-Reitora de Administração em exercício, Sâmia AlvesPró-Reitora de Extensão e Cultura em exercício, Chrystiane Campelo; Superintendente de Comunicação Social, Samantha Castelo Branco; Superintendência de Tecnologia da Informação, Jaclason Machado Veras; Superintendente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Virgínia Muniz; Prefeito Universitário, Alessandro Rhadamek; Diretora do Sistema de Bibliotecas da UFPI, Vanessa Andrade de Carvalho; Diretor do Hospital Veterinário da UFPI, Taciana Galba.

Saiba mais sobre o PGD na página do Programa.

Acesse aqui a Instrução Normativa que estabelece orientações, critérios e procedimentos gerais a serem observados pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal - SIPEC relativos à implementação de Programa de Gestão.

Confira a apresentação sobre implantação do PGD UFPI exibida na reunião.