Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI e Fundação Quixote realizam solenidade de abertura do 20º SALIPI
Início do conteúdo da página

UFPI e Fundação Quixote realizam solenidade de abertura do 20º SALIPI

Imprimir
Última atualização em Segunda, 06 de Junho de 2022, 12h17

SALIPI2022 37

Em clima festivo, a Universidade Federal do Piauí e a Fundação Quixote deram início a 20ª edição do Salão do Livro do Piauí (SALIPI). A abertura aconteceu na noite dessa sexta-feira (03), em solenidade no Cine Teatro, e reuniu um grande público. 

SALIPI2022 18

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

Em seu pronunciamento, o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, deu as boas-vindas aos participantes e destacou a satisfação pela realização do evento. “Sendo a UFPI uma instituição de ensino superior, geradora de conhecimento e desenvolvimento educacional, social e econômico, temos muito orgulho em realizar, juntamente com a Fundação Quixote, este que é um dos maiores acontecimentos literários do Nordeste”, frisou. O Reitor falou, também, da felicidade em poder homenagear o patrono dessa edição, o professor, poeta, escritor e produtor cultural Cineas Santos. “Parabéns, caro Cineas. Seus escritos nos apresentam um mundo mais humano, na sua essência. Que alegria poder participar desse momento que reconhece a importância desse grande piauiense para a literatura, para nosso Estado e para nossas vidas. É uma homenagem justa e merecida”.

SALIPI2022 13

Presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes

O presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes, ressaltou que o SALIPI tem uma programação plural, com a participação de convidados que atendem aos mais diversos públicos. Ele disse, ainda, que essa edição é especial, porque marca a volta do caráter internacional do evento. “Nessa edição, convidamos dois grandes nomes do continente africano, temos a presença de Mia Couto e José Eduardo Agualusa, duas grandes potências da intelectualidade mundial. Teresina entra para o circuito internacional do livro e da leitura com essa programação”, revelou.

SALIPI2022 22

Vice-reitor da UFPI e articulador do evento na Instituição, Viriato Campelo

Para o Vice-reitor da UFPI e articulador do evento na Instituição, Viriato Campelo, o momento é de muita felicidade. “Essa é a 9ª edição que a UFPI participa e com uma programação do mais alto nível, isso para nós é fundamental. O papel social da Universidade é produzir conhecimentos, para que possamos desenvolver o Piauí e outras regiões e contribuir com a formação de nossos alunos. Isso aqui é o local ideal, além de acesso ao conteúdo, o aluno tem acesso aos autores, assiste lançamentos de livros, de exposições, bate-papos literários e shows musicais”, destacou.

SALIPI2022 25

Cineas Santos, patrono do 20° SALIPI

O patrono dessa edição, Cineas Santos, foi muito aplaudido pelo público. Ele declarou que, embora avesso a homenagens, considerava essa justa pelo histórico que tem com a literatura, arte e cultura. “Estou há 56 anos nessa cidade, 50 dedicados ao fazer cultural, se eu não merecer uma homenagem no Salão do Livro do Piauí a minha labuta terá sido vã. Então, aceito e mereço essa homenagem”, destacou. 

Após os pronunciamentos, foi realizada a abertura do 25º Seminário Língua Viva, com a palestra “Modernismo, identidade nacional e centenários”, ministrada pelos professores e escritores José De Nicola e Lucas De Nicola. 

SALIPI2022 11

José De Nicola e Lucas De Nicola, palestrantes da noite 

Palestra de abertura – O professor e escritor José De Nicola já esteve em outras edições do SALIPI. “É sempre uma honra participar, esse ano em particular em que o SALIPI ficou internacional e o homenageado é o nosso amicíssimo e irmão Cineas Santos, então é um prazer muito grande e sempre uma alegria estar aqui”, celebrou. A palestra “Modernismo, identidade nacional e centenários” apresenta um momento posterior a Semana de Arte Moderna. “Discutimos uma questão que correu até a Semana de Arte Moderna, um pouco meio pelo subterrâneo, mas que aflora a partir de 1924 que é exatamente a busca de uma identidade nacional ou a tentativa de construir uma identidade nacional”, explicou. 

“Uma questão que norteou o trabalho que apresentamos hoje é que a Semana de Arte Moderna aconteceu em 22, exatamente no ano em que estava sendo celebrado o centenário da independência do Brasil e como estamos nos aproximando do bicentenário da independência, trouxemos esse tema do centenário justamente para pensarmos esse momento que viveremos no nosso país”, relatou Lucas De Nicola. 

Feira de Livros – Essa edição conta com 70 estandes que dispõem de livros sobre os mais variados temas, além de artesanato, itens de papelaria, de colecionador, entre outros. 

Ana Glória Lopes é livreira e participa do SALIPI há 17 anos. “Estamos com uma expectativa muito boa para essa edição, trouxemos muitos livros com preços acessíveis para dar oportunidade para as crianças e para as pessoas que não podem ter acesso aos livros. São 10 dias muito chamativos no SALIPI, tem palestras, brincadeiras”, destacou. 

SALIPI2022 4

Ana Glória Lopes participa do SALIPI como livreira há 17 anos

Quem já garantiu seu livrinho foi o Álvaro Loyola. Acompanhado dos pais, ele já esteve antes no SALIPI e quando perguntado sobre o evento, a resposta vem fácil: “Muito bom, eu pedi um livrinho e já vou pintar”, comemora.

WhatsApp_Image_2022-06-04_at_11.53.41.jpeg

Álvaro Loyola e os pais são frequentadores assíduos do SALIPI

A alegria é compartilhada pelo pai Eduardo Loyola, que sempre participou do SALIPI. “É um espaço de grande aprendizado, encontramos os amigos, visitamos os estandes, podemos folhear e comprar livros. É um grande incentivo à leitura, cultura e educação e gostamos muito de participar”, revelou. 

SALIPI2022 41

O Reitor Gildásio Guedes esteve na Livraria da UFPI e foi recepcionado pelo diretor da EDUFPI, Cleber de Deus

SALIPI2022 38

EDUFPI fará o lançamento de livros durante o SALIPI

20º SALIPI - O evento acontece de 3 a 12 de junho no Espaço Rosa dos Ventos da UFPI, realizado pela Universidade e a Fundação Quixote.

O 20º SALIPI é no formato híbrido e traz como novidades a Arena Cordel e o curso de escrita literária. O público vai poder vivenciar, também, espaços já consagrados, como o Seminário Língua Viva, Bate-Papo Literário, Estação Letras e Expressões, Arena Salipinho, Palco Marcus Peixoto, Palco de Dança Hely Batista, Espaço Liz Medeiros, Praça Assis Brasil, Espaço de Alimentação, Feira de Livros, Espaço Sebrae, Espaço TRT e Espaço APL.

Participam dessa edição Mia Couto, José Eduardo Agualusa, José de Nicola, Ignácio de Loyola Brandão, Carlos Vereza, Rita Von Hunty, Thalita Rebouças, Lilia Schwarcz, Aline Bei, Lucas de Nicola, Lívio Romano Tragtenberg, Rodrigo Custódio e Samer Agi.

Veja como foi a solenidade de abertura aqui. 

Fim do conteúdo da página