Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Campus de Picos encerra nesta quinta (23) ações da campanha de doação de sangue Junho Vermelho
Início do conteúdo da página

Campus de Picos encerra nesta quinta (23) ações da campanha de doação de sangue Junho Vermelho

Imprimir
Última atualização em Quarta, 22 de Junho de 2022, 21h05

doação.png

“Seja o Herói na vida de alguém de alguém”. A frase sugestiva é um convite para um gesto de solidariedade.

Em referência ao Junho Vermelho, mês de conscientização para a doação de sangue, e ao dia 14 de junho, quando é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, o Campus Senador Helvídio Nunes de Barros da Universidade Federal do Piauí realiza nos dias 22 e 23 de junho ato de incentivo a esta campanha que ajuda a salvar vidas.

Será disponibilizado transporte alternativo saindo do pátio da UFPI/CSHNB em Picos, sem custo para os doadores. Para participar do ato, é preciso apresentar documento oficial com foto.

Para realizar a doação é necessário estar em boas condições de saúde; ter idade entre 16 e 60 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 59 anos; pesar no mínimo 50kg; não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação; não fumar nas duas horas antes da doação; não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses; não ter colocado piercing nos últimos seis meses; não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos e lácteos (derivados de leite) durante as três horas que antecedem a doação.

Junho Vermelho

O mês de junho é dedicado à mobilização da sociedade para a doação de sangue. Criada pelo Ministério da Saúde em 2015, a campanha Junho Vermelho objetiva incentivar o cidadão a ser doador. Uma bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pessoas em situações diversas, como em cirurgias, tratamentos de doenças crônicas, além de outras situações em que seja necessária a transfusão.

Fim do conteúdo da página