Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI adquire software de detecção de plágios para uso dos programas de pós-graduação

Última atualização em Sexta, 24 de Junho de 2022, 16h15

As coordenações dos programas de pós-graduação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) começaram a receber o software Plagius – Detector de Plágio, adquirido pela Instituição para auxiliar na garantia da integridade intelectual dos trabalhos acadêmicos e documentos submetidos aos programas.

Segundo a Pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo, a aquisição atende a uma demanda antiga dos coordenadores e trará mais segurança para os programas. “Nós docentes, os discentes e todos que compõem os programas precisamos nos resguardar para que não ocorra o plágio, que é crime. Precisamos tentar coibir, da melhor forma possível, esse problema de natureza ética”, destacou.

DINTER_CCS-19_copy.jpg

Pró-reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo

A Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia dos Materiais, Fernanda Roberta Marciano, destacou que o software vai contribuir muito com o programa, já que é recorrente a preocupação com cópias e plágios. “Isso é uma causa grande de processo e os responsáveis são a Universidade e o orientador, então, o software traz uma segurança muito grande para o programa como mais uma ferramenta aliada à garantia da originalidade dos textos”, frisou.

PHOTO-2022-06-24-11-50-28.jpg

Coordenadora do PPG em Ciência e Engenharia dos Materiais, Fernanda Roberta Marciano

Para fazer uso do software detector de plágio, os orientadores deverão encaminhar os textos para as coordenações dos programas.

Já foi instalado o software nos computadores das coordenações dos programas de pós-graduação em Engenharia Elétrica, Ciência e Engenharia dos Materiais, História, Letras, Ciência Política, Filosofia, Comunicação Social, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição, e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação no Campus de Teresina. Serão agendadas as instalações para os programas dos campi de Floriano e Bom Jesus.

5f67dd3d-5b92-47e4-8675-8996d88aa730.JPG

Software já instalado em computador da coordenação do PPG em Ciência e Engenharia dos Materiais

Plagius – Detector de Plágio - Segundo a página dos desenvolvedores, Plagius é um software detector de plágio que analisa trabalhos acadêmicos e documentos em busca de trechos copiados da internet ou de outros arquivos.

O programa permite encontrar facilmente trechos copiados diretamente de sites da internet ou textos de outros arquivos no computador.

O Plagius analisa documentos de diversos formatos (Word, PDF, OpenOffice, Html, RTF, Texto plano...) e exibe relatórios detalhados, informando as referências encontradas, a frequência das ocorrências na Internet e o percentual de suspeitas de plágio.