Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI põe em prática ações planejadas para o retorno presencial

UFPI põe em prática ações planejadas para o retorno presencial

Última atualização em Segunda, 13 de Fevereiro de 2023, 10h56

IMG_6722_1.jpg

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou um planejamento estratégico com diversas ações para garantir o retorno presencial seguro à comunidade acadêmica. Ao longo da primeira semana do novo período letivo, iniciado na última segunda-feira (20), uma campanha de boas-vindas foi divulgada em outdoor, no site e nas redes sociais da Instituição.

A campanha, além de fazer o acolhimento daqueles que estavam ingressando no ambiente universitário, também divulgou medidas para o enfrentamento da covid-19, a exemplo da atualização do calendário vacinal; uso de máscaras; higienização das mãos e não compartilhamento de objetos de uso pessoal.

No que tange à área de segurança, houve reforço das ações da Divisão de Vigilância, com atuação de aproximadamente 190 profissionais, entre vigilantes desarmados e armados, efetivos e terceirizados. Em horários de pico, as ações se intensificam com duas viaturas e três motos que fazem rondas no campus. Realizou-se, inclusive, ajuste de horários de atuação dos vigilantes para melhor atender às necessidades dos públicos-alvo no retorno presencial.

A Administração Superior da UFPI também solicitou colaboração da Polícia Militar, que está realizando rondas mais frequentes na área do campus, parceria sempre valorizada pela atual gestão da Universidade.

IMG_6721_2_1.jpg

Ônibus - Sobre transporte público que serve à comunidade acadêmica em Teresina, a Universidade, antes mesmo do início das aulas, intensificou o diálogo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) para buscar aumento da frota de ônibus que fazem rota para o Campus Ministro Petrônio Portella.

Segundo a STRANS, desde o dia 21 de junho, houve aumento nas linhas que atendem a UFPI, principalmente a linha 401 – Universidade, que passou de 2 para 8 ônibus em funcionamento.  Também foram aumentados veículos nas linhas 563 – Universidade Circular I; 365 – Universidade Circular II; 723 – Rodoviária Circular 1; 327 – Rodoviária Circular 2 para garantir a operacionalidade do transporte público.

WhatsApp_Image_2022-06-24_at_14.33.01.jpeg

Sinalização e Iluminação – Para bem receber estudantes, professores e servidores técnico-administrativos, foram fixadas faixas de sinalização nos diferentes setores da UFPI, além de divulgado nas redes sociais o vídeo “Localize-se na UFPI”, estratégia que facilitou a orientação dos públicos-alvo no campus de Teresina. Também chamou a atenção a limpeza dos espaços e vias, pintura de ambientes e troca de iluminação para trazer mais conforto e segurança à comunidade.
RUIII.jpg

RU Central, em Teresina

Restaurantes Universitários – O retorno das atividades presenciais na UFPI marcou também a retomada integral do funcionamento dos restaurantes universitários, com a reabertura à comunidade do Campus de Teresina do RU III, do Centro de Ciências Agrárias (CCA), após conclusão de reformas. Os restaurantes voltaram a receber o público habitual, mantendo as medidas de segurança contra a covid-19. Inicialmente, estão sendo servidas em Teresina cerca de 4500 refeições por dia.