Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto da UFPI desenvolve quintal agroecológico em comunidade rural de Floriano

Última atualização em Segunda, 27 de Junho de 2022, 13h22

WhatsApp_Image_2022-06-23_at_12.52.53.jpeg

Estudo é conduzido pela professora Jackelline Ost e começa a ser desenvolvida na comunidade de Cabaceiro

Oportunidade de aliar conhecimento com a prática social, o projeto “Quintal produtivo agroecológico em comunidade rural de Floriano - Piauí” tem por intuito preservar o meio ambiente, produzir alimentos saudáveis para o autossustento e ser fonte de renda familiar. Com coordenação da professora Jackelline Cristina Ost Lopes, do Colégio Técnico de Floriano (CTF/UFPI), o projeto visa incentivar a produção agropecuária, por meio da implantação de quintais produtivos baseados nos princípios agroecológicos. Nesse sentido, a ação começou a ser desenvolvida na comunidade Cabaceiro, localizada na zona rural de Floriano, este ano.

Segundo Jackelline Ost, os quintais produtivos consistem em um sistema que combina espaços de produção, geralmente nos arredores da casa, como horta, pomar, horto medicinal, jardins, reflorestamento para lenha, podendo envolver a criação e reprodução de animais de pequeno porte como aves, caprinos, ovinos, porcos. “Eles representam parte importante do autossustento e da renda do grupo familiar. Dessa forma, a produção é fundamentada na utilização de insumos internos produzidos no próprio local de produção, como folhas de árvores, cinzas, estercos, galhos apodrecidos oriundos de podas de formação e podas produtivas. Portanto, os quintais produtivos geram qualidade de vida por meio de uma produção de alimentos saudáveis que respeitam princípios agroecológicos”, afirmou.

Com conclusão prevista para dezembro de 2022, a proposta é dividida em quatro etapas: a primeira parte consiste em visitar a comunidade e debater com as famílias o estudo a ser implementado; a segunda diz respeito à oferta de um curso teórico e oficina interativa sobre a agropecuária agroecológica; a terceira etapa contempla a construção e a manutenção de quintais produtivos agroecológicos. Na oportunidade serão doados esterco animal, sementes de plantas, material reutilizável, mudas de plantas, entre outros insumos provenientes da Fazenda Experimental do Colégio Técnico de Floriano.

O trabalho será finalizado com a realização de uma exposição com venda de produtos das famílias da comunidade beneficiada pelo projeto, com a participação das famílias e equipe envolvida no projeto. A receita com as vendas dos produtos ficará com cada família expositora.

De acordo com a professora Jackelline, a escolha da comunidade se justifica por Cabaceiro estar inserida em uma região cujo potencial econômico gira em torno da agricultura e pecuária de base familiar, porém sem assistência técnica para o favorecimento do desenvolvimento e potencialidades agroecológicas.

WhatsApp_Image_2022-06-23_at_12.54.59.jpeg

Estudantes do Curso Técnico em Agropecuária participam do Projeto

A execução do “Quintal produtivo agroecológico” também conta com a participação de estudantes do curso técnico em Agropecuária da UFPI e atrela conhecimentos teóricos e práticos, que os torna capazes de orientar, tecnicamente, uma comunidade agrícola seguindo os princípios da agroecologia.

Presença dos alunos e comunidade no estudo

Para a estudante do Curso Técnico em Agropecuária, Sabrina Vieira, a expectativa é compartilhar o aprendizado adquirido em sala de aula. “Iremos levar grandes conhecimentos para as pessoas que trabalham cultivando alimentos. A intenção é que eles possam desenvolver uma estrutura adequada, além de produzir melhor os vegetais que serão consumidos ou vendidos pela comunidade”, disse.

Como aluno e também jovem produtor rural, Domingos Pereira fala que se identifica com o projeto e vê a oportunidade para levar novas ideias à comunidade de Cabaceiro. “Vamos estabelecer diálogo com os produtores com o objetivo não só de transmitir nossos conhecimentos, mas também compreender suas dificuldades e apresentar as soluções para cultivar determinados tipos de alimentos. Queremos, ainda, que isso possa incrementar a renda dessas famílias”, pontuou.

Segundo a professora e produtora rural da comunidade de Cabaceiro, Janaynna Morais, são cerca de 18 famílias que compõem a população. “Eles apenas plantam para a subsistência, então espero que com esse acompanhamento oferecido pela professora Jackelline e seus alunos, os familiares possam ter noção sobre como montar as barracas, aproveitar melhor a criação de animais e o cultivo de plantas”, frisou.

Para a professora Jackelline, com o projeto se espera contribuir para a produção e venda de alimentos básicos produzidos pela agricultura familiar conforme os princípios agroecológicos. “Queremos abrir caminhos para a preservação do meio ambiente com a produção agropecuária em comunidades rurais e fortalecer a participação de mulheres, jovens e idosos nas atividades agrícolas familiares”, ressaltou.

WhatsApp_Image_2022-06-23_at_12.52.52.jpeg

Envolvimento da comunidade é essencial para o sucesso do Projeto