Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI intensifica ações para bom desempenho dos cursos no ENADE

UFPI intensifica ações para bom desempenho dos cursos no ENADE

Última atualização em Quarta, 29 de Junho de 2022, 11h47

porticofrente1.jpg

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) tem oito cursos com nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade): Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Serviço Social, Enfermagem, Odontologia e Farmácia. Para a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Juliana Lopes Aragão, a pontuação é uma referência importante que revela a qualidade do curso e tem repercussão em toda a comunidade. “O sentimento é gratificante para todo o corpo docente, já que retrata o esforço em comum para alcançarmos excelência. A reação dos alunos é positiva, por que eles sabem que têm um ensino de qualidade”, frisou.

O objetivo da UFPI é estender esse bom desempenho a todos os cursos da Instituição, por isso, tem intensificado ações que contribuem para a melhoria dos resultados nas avaliações. Dentre essas ações estão o acompanhamento dos estudantes, realização de seminário de formação, orientação aos coordenadores e renovação dos projetos pedagógicos dos cursos, além do incentivo à qualificação dos docentes e melhoria da infraestrutura dos cursos. A Instituição vai implementar, ainda, o Programa de Acompanhamento de Egressos, já foi formada a comissão, que discute agora a formatação do programa.

Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior. Atualmente, a Instituição está com nota 4 no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) e a avaliação que tem 5 como valor máximo depende do ciclo avaliativo do ENADE. “A boa avaliação no Enade significa que a Universidade adquire um bom conceito e tem mais perspectivas em termos das políticas públicas sociais: mais investimento, mais dotação de recursos para bolsas, iniciação científica e atendimento ao estudante. Além disso, o egresso de um curso com uma boa avaliação terá mais facilidade no mercado de trabalho, já que é avaliado também o conceito da universidade”, explicou a Procuradora Institucional da UFPI, Edna Magalhães.

Procuradora Institucional da UFPI, Edna Magalhães

Cursos avaliados – Em 2022 serão avaliados os cursos de bacharelado em Administração, Administração Pública (CEAD/UFPI), Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social - Hab. Jornalismo, Direito e Serviço Social.

A aplicação das provas do Enade 2022 ocorrerá dia 27 de novembro de 2022 e seguirá o horário de Brasília-DF, com abertura dos portões às 12h e fechamento às 13h. O início das provas será às 13h30 e término às 17h30.

Cronograma - O cronograma do ENADE 2022 começa agora em junho e segue até agosto de 2023, por isso, é importante que coordenadores e estudantes estejam atentos às datas e ações necessárias.

Segundo o cronograma, o preenchimento do cadastro pelos estudantes concluintes habilitados será no período de 06 de julho a 26 de novembro de 2022. O estudante pode solicitar atendimento especializado e/ou tratamento pelo nome social no período de 1º a 08 de setembro de 2022. O preenchimento do Questionário do Estudante deve ser feito pelo estudante no período de 1º de setembro a 26 de novembro de 2022.

A divulgação dos locais de prova no Sistema Enade será feita pelo Inep no período de 16 a 27 de novembro de 2022.

Acesse aqui o Edital para acompanhar o cronograma completo.

O Edital dispõe sobre as diretrizes, os procedimentos, os prazos e os demais aspectos relativos ao Enade 2022 a serem cumpridos pelo Inep, pelas Instituições de Educação Superior (IES) e pelos estudantes habilitados para essa edição do Exame.

Enade - O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

A inscrição é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição. A situação de regularidade do estudante é registrada no histórico escolar.