Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI oferece Especialização em Ensino de Xadrez para qualificação de professores
Início do conteúdo da página

UFPI oferece Especialização em Ensino de Xadrez para qualificação de professores

Imprimir
Última atualização em Quinta, 21 de Julho de 2022, 16h36

Um jogo de tabuleiro, dois jogadores e diversos benefícios à aprendizagem dos alunos. O xadrez é obrigatório nas turmas de 4º, 5º, 8º e 9º ano das escolas da rede municipal, porém, a Secretaria Municipal de Educação alerta para a necessidade de professores de xadrez em Teresina. O Curso de Especialização em Ensino de Xadrez e Formação para o Mundo do Trabalho foi criado para suprir essa necessidade. É um curso de Pós-graduação Lato Sensu, em nível de Especialização, e o único do Brasil ministrado por uma universidade pública: a Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Xadrez.jpg

UFPI realiza curso de Especialização em Ensino de Xadrez e Formação para o Mundo do Trabalho

“Temos convicção de que o curso alcançará seus objetivos com êxito, diante da importância do xadrez para o aprendizado dos alunos da educação básica. A UFPI, por meio do CEAD, irá ofertar novas turmas do Curso de Especialização em Ensino de Xadrez para qualificar ainda mais professores do Piauí e de todo o país”, ressalta o Prof. Ahécio Brito, coordenador do curso e professor da UFPI.

ahécio.jpg

Prof. Ahécio Brito, coordenador do Curso de Especialização em Xadrez da UFPI

O curso é realizado pelo Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), por meio do Programa para Formação de Professores do Ensino Médio, da Secretaria de Educação Básica/MEC, e conta ainda com o apoio da Federação Piauiense de Xadrez. "O xadrez é um jogo milenar que desenvolve a memória, a tomada de decisões, a autoconfiança e a capacidade de planejamento, além de contribuir com a saúde socioemocional dos jogadores", explica o Prof. Luís Carlos Sales, presidente da Federação. A modalidade ainda treina a concentração dos alunos, o raciocínio lógico e desenvolve a capacidade cognitiva e estratégica, portanto, estimula o aprendizado.

luis.jpg

Prof. Luís Carlos Sales, presidente da Federação Piauiense de Xadrez

A Especialização teve início em junho de 2022 e irá suprir a falta de professores com formação pedagógica e técnica no ensino de xadrez no Piauí e no Brasil. A seleção dos alunos ocorreu em maio, com a oferta de 120 vagas distribuídas em dois núcleos do CEAD/UFPI: Teresina e Parnaíba. A grande maioria dos alunos matriculados é do Piauí, Maranhão e Ceará, mas o curso possui alunos de quase todos os estados brasileiros, uma vez que a modalidade do ensino é a de Educação a Distância (EAD).

Com carga horária de 360 horas/aulas, o curso é dividido em dois eixos curriculares: “Ensino de Xadrez”, com 180 horas e seis disciplinas, e “BNCC, Novo Ensino Médio e o Mundo do Trabalho”, com 180 horas e cinco disciplinas. De acordo com o enxadrista Lázaro Miranda Carvalho, professor do curso, a especialização atende às mudanças estabelecidas pela reforma do Novo Ensino Médio (NEM), instituída pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nova LDB) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O também professor e enxadrista, Werton Bastos, destaca que "dentre os objetivos da especialização, está o de colocar as instituições de ensino em sintonia com os desafios da contemporaneidade e um mercado de trabalho que exige profissionais com muito mais do que conhecimento técnico". 

 WhatsApp_Image_2022-07-21_at_13.46.54_copy.jpeg

Werton Bastos, professor do Curso de Especialização

O corpo docente do curso é formado por oito professores, sendo seis da UFPI e dois do IFPI e UFMA. Dentre os professores, seis são doutores e dois são mestres, todos com expertises para os dois eixos temáticos do curso. A especialização possui ainda três tutores e dois auxiliares de atividades práticas. Conta, ainda, com um quadro de profissionais do CEAD que dão suporte técnico à Especialização.

O encerramento do curso na modalidade EAD está previsto para maio de 2023. A partir desse período, serão realizadas quatro atividades presenciais (torneios de xadrez) e os alunos deverão participar de pelo menos duas atividades presenciais ofertadas em seus respectivos núcleos.

 

Fim do conteúdo da página