Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto Tela Sociológica exibirá nesta sexta (22) o filme "O Estudante”

Projeto Tela Sociológica exibirá nesta sexta (22) o filme "O Estudante”

Última atualização em Quinta, 21 de Julho de 2022, 17h42

O Projeto Tela Sociológica exibirá nesta sexta-feira (22), às 16h, o filme "O Estudante", no Auditório I da Pós-Graduação do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Segundo o professor Francisco Júnior, o filme “O Estudante” de 2009 tem direção de Roberto Girault e aborda o tema da velhice. “No cartaz do texto fílmico, encontramos a seguinte mensagem: ‘o coração não se cansa de aprender’. Palavras sintonizadas com a construção de uma nova imagem sobre o ser velho. No meio universitário, Chano protagonizará encontros intergeracionais e a partir destes, dará e receberá toques dos jovens com os quais manterão relacionamentos afetivos e educativos no contexto universitário em que vai estudar. Em evocações literárias, um Chano ‘Quixote’ aporta na Universidade de Guanajuato e, cercado de rostos joviais, subjetiva as suas motivações estudantis: ‘Não sei se foi o capricho de um garoto escondido no corpo de um velho ou o ideal de um jovem refletido no olhar de um adulto’,”destacou.

A Tela Sociológica é um projeto de exibição de filmes criado em 2001 pelo professor Francisco de Oliveira Barros Júnior, do Departamento de Ciências Sociais. O projeto surgiu da paixão que o professor tem pelo cinema e é utilizado como método didático e pedagógico complementar às aulas.