Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Colégio Técnico de Teresina é contemplado em chamada pública para projetos de eficiência energética
Início do conteúdo da página

Colégio Técnico de Teresina é contemplado em chamada pública para projetos de eficiência energética

Imprimir
Última atualização em Sexta, 26 de Agosto de 2022, 08h59

WhatsApp_Image_2022-08-24_at_16.54.25.jpeg

O Colégio Técnico de Teresina (CTT), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi contemplado em edital da Equatorial para projetos de eficiência energética e uso racional de energia elétrica. A UFPI é a única Instituição de ensino de Teresina a ter projeto aprovado.  O recurso de cerca de R$ 200 mil será utilizado em parceria com a empresa Ecosol para troca de instalações elétricas e produção de energia. 

O projeto consistirá na troca das 830 luminárias do CTT por lâmpadas de LED, pois algumas ainda são de modelos antigos. A substituição irá gerar  redução anual de cerca de 16,67 MW, em média 33 mil reais de economia com energia elétrica por ano. Além disso, também será instalada uma miniusina de geração de energia solar, composta por 66 módulos fotovoltáicos e um inversor. A capacidade prevista para esse projeto é de 47 MW por ano, o que geraria uma redução de, em média, 167 mil reais na conta de energia. 

Agora, o projeto irá avançar para as fases documentais e contratuais. Para o diretor do CTT, Francisco Mousinho, é esperado um grande impacto a partir da utilização desse recurso. “Poderemos gerar energia de forma eficiente e sustentável, diminuindo gastos e otimizando os recursos”, celebra. 

Seleção dos projetos 

A chamada pública selecionou projetos de eficiência energética no uso final de energia elétrica, para unidades consumidoras pertencentes à área de concessão da Equatorial Piauí, com o objetivo de promover o uso eficiente e racional de energia elétrica, estimulando o desenvolvimento de novas tecnologias, bem como a criação de hábitos e práticas racionais para combater o desperdício.

destaque_site_eficiencia_energética_1_copy_copy_copy.png

Campanha "UFPI, Consumo Consciente: Acenda essa ideia!"

A implementação do projeto no CTT está alinhada à Campanha da Universidade pelo uso racional da energia elétrica. Em julho, foi lançada a campanha "UFPI, Consumo Consciente: Acenda essa ideia!", que tem por objetivo engajar a comunidade acadêmica para mudar rotinas e aderir novos hábitos para evitar o desperdício. A proposta consiste na divulgação de materiais educativos no site, redes sociais e espaços da Instituição, além da adequação das instalações elétricas da universidade. 

 

Fim do conteúdo da página