Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > II Fórum de Meio Ambiente marca as comemorações do aniversário de 47 anos do CT

II Fórum de Meio Ambiente marca as comemorações do aniversário de 47 anos do CT

Última atualização em Quinta, 25 de Agosto de 2022, 15h44

Abertura do II Fórum de Meio Ambiente do Centro de Tecnologia

Com a missão de debater sobre o novo marco legal do licenciamento ambiental do Brasil e marcar as comemorações dos 47 anos do Centro de Tecnologia da UFPI (CT), acontece nesta quinta-feira (25), o II Fórum de Meio Ambiente. O evento, que é realizado no Auditório do CT, apresenta durante todo o dia palestras e mesas-redondas com representantes de órgãos ambientais.

O Diretor do Centro de Tecnologia, Prof. Marcos Tavares Lira, destacou a importância da iniciativa de se dialogar sobre os impactos ambientais, o que vem a somar na capacitação e formação de profissionais a serviço da comunidade. "É uma alegria ver todos participando de mais uma edição do Fórum, esse que é pensando em vocês que são docentes, discentes, técnicos e comunidade externa. E é extremamente importante a discussão desse marco na área da engenharia e arquitetura", ressaltou.

Diretor do Centro de Tecnologia, professor Marcos Tavares Lira

Representando a Comissão Organizadora do evento, a Profa. Mayra Fernandes Nobre frisou que o propósito do Fórum, desde a primeira edição, é dialogar entre os cursos sobre os desafios de trazer a sustentabilidade para essas áreas de atuação e que essa discussão deve ser permeada para que futuramente possa se tornar algo efetivo. "Evidenciar esse diálogo na academia, principalmente, quando ele transita pela área de exatas, é algo que além de ser considerado possível, necessita de avanços em termos de projetos pedagógicos".

Coordenadora do evento, professora Mayra Fernandes Nobre

O Prof. Marcos Lira anunciou que em razão do tema discutido no evento e em comemoração ao aniversário de 47 anos do CT,  a partir deste mês de agosto será eliminado o uso de copos descartáveis e adiciona que foram viabilizadas 100 mudas de árvores para arborizar o espaço. "Enquanto Centro de Tecnologia queremos dar o exemplo e vamos dar esse start para convencermos as pessoas sobre esse processo importante", disse.

O eventou contou com a presença do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Luis André de Arruda Mont'Alverne; de Claudinei Alves Costa Feitosa; que representou o Secretário Municipal de Meio Ambiente em uma mesa-redonda; de Leila Guimarães Gonçalves Freire, representando a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos; e Leonardo Madeira, professor do Centro Universitário UNINOVAFAPI; além de docentes, discentes e comunidade externa.

WhatsApp_Image_2022-08-25_at_13.18.40.jpeg

Docentes, discentes e comunidade externa participam do Fórum

Aniversário do CT

Hoje (25), o Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí completa 47 anos de constituição, tornando-se ao longo deste, uma importante instituição formadora de Engenheiros e Arquitetos para a sociedade piauiense. Em comemoração ao aniversário do Centro, a ponte estaiada “João Isidoro França”, em Teresina, vai ficar nesta quinta-feira (25) iluminada em azul royal. A escolha da cor representa o centro de ensino da Instituição. O público poderá contemplar a iluminação a partir das 18h.

O Centro de Tecnologia da UFPI possui sete cursos de graduação. A unidade nasceu com três cursos: Engenharia Civil, Engenharia de Cartografia e de Agrimensura e Arquitetura e Urbanismo. Em 2009, quatro novas formações passaram a somar: Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia de Materiais.

Atualmente, o Centro conta com cerca de 1800 estudantes ativos.