Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Liga de medicina da UFPI promove campanha de amamentação em homenagem ao Agosto Dourado

Última atualização em Sexta, 26 de Agosto de 2022, 08h15

WhatsApp_Image_2022-08-25_at_11.46.09_1_copy.jpeg

Alunas da Liga em atividade de orientação ao público

Visando conscientizar sobre a amamentação na saúde da mãe e do bebê, a campanha “Agosto Dourado: apoiando o Aleitamento Materno”, promovida pela liga PAISM (Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher), apresenta os benefícios do aleitamento, desmistificando o ato e dando dicas para tornar esse momento confortável. As ações fazem parte da iniciativa Projeto Saúde da Mulher na Coletividade e são coordenadas pela professora do curso de medicina Lia Cruz Costa, da Universidade Federal do Piauí (CCS/UFPI).

Durante o Agosto Dourado, mês dedicado à saúde de gestantes e bebês, as ações ganham reforço. Nesta sexta, 26 de agosto, os alunos planejam realizar uma ação presencial na Maternidade Dona Evangelina Rosa, onde levarão informação e responderão as principais dúvidas das mães. Gradualmente, com a melhora da situação pandêmica, as ações do atual grupo de alunos da Liga, iniciadas em 2016, estão retornando ao presencial. As atividades incluem visitas, palestras, promoção de rodas de conversa, distribuição de cartilhas e kits. Ao longo deste ano, os alunos estão mantendo também postagens informativas no Instagram (@paismufpi), com produção de vídeos interativos com profissionais da saúde.

WhatsApp_Image_2022-08-25_at_12.24.39_1.jpeg

Professora Lia Cruz, Curso de Medicina da UFPI

"Dentre outras ações que desempenhamos, temos essa campanha do Agosto Dourado, em que mulheres que ganharam seus bebês em maternidades públicas do Piauí são orientadas em relação aos seus direitos e a que benefícios elas podem ter durante a gravidez, pós-parto e as crianças.", explica a coordenadora do Programa, Prof. Lia. "O Ambiente é de muito acolhimento pelos alunos em uma interface multidisciplinar, envolvendo medicina, fisioterapia, enfermagem, psicologia, e, desde 2017, alunos do curso de direito", acrescenta. Eventos multidiciplinares que renderam ao Projeto em 2017 o Prêmio Inovare, na categoria Justiça e Cidadania.

Estudantes no projeto - Atualmente, 12 alunos do curso de medicina participam da PAISM como bolsistas PIBEX. As ações do projeto são voltadas principalmente para estudantes e profissionais da saúde para possibilitar uma visão além da proporcionada pela sala de aula ao entrar em contato com as pessoas e ter uma nova percepção das necessidades da população. Há também eventos destinados à comunidade em que são realizadas palestras, conversas, formação de grupos e distribuição de cartilhas tudo visando levar a produção acadêmica para a sociedade de maneira compreensível, aproximando os alunos da comunidade.

A aluna Ana Vitória Félix ressalta conhecer essas diferentes vivências é enriquecedor. "Sinto que poderei oferecer um atendimento muito mais humanizado para os meus futuros pacientes e que o programa acrescenta não só para a minha vida profissional, mas também na pessoal”.

Agosto Dourado – A campanha foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em colaboração com a Unicef, escolhendo a cor dourada em referência ao padrão ouro que tem o leite materno para a alimentação dos bebês.

Confira a cartilha.

Um pouco mais sobre a PAISM

A PAISM é um projeto de extensão cadastrado na UFPI desde 2012 e que possui dois principais projetos em execução, um deles é o Projeto Saúde da Mulher na Coletividade e o outro é o Projeto Saúde Integral da Mulher onde eles realizam diversas ações. Em junho, a iniciativa Saúde da Mulher Privada de Liberdade, permitiu aos alunos levar conhecimento e kits de higiene, que foram arrecadados através de doações, para as detentas da Penitenciária de Teresina.

A organização também atua com adolescentes, com ação de conscientização com jovens de escolas públicas, com realização de palestras e apresentações didáticas, esclarecendo dúvidas sobre educação sexual e puberdade para esse público.

Para ficar por dentro destes e outros projetos da PAISM acesse o instagram: https://www.instagram.com/paismufpi/