Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Feira “AgroIFNordeste Teresina: multi-saberes" é realizada na UFPI

Feira “AgroIFNordeste Teresina: multi-saberes" é realizada na UFPI

Última atualização em Domingo, 28 de Agosto de 2022, 16h51

FEIRA_AGROIF_NORDESTE.jpg

Feira realizada no Espaço Rosa dos Ventos

Na manhã desta sexta-feira (26), ocorreu no Espaço Rosa dos Ventos, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a feira “AgroIFNordeste: multi-saberes, levando à mesa vidas, aromas e sabores da terra”. O evento, uma parceria entre a UFPI e o Instituto Federal do Piauí (IFPI), promoveu a vendas de produtos, a realização de bate-papos com horticultores, lançamento de livro, troca de sementes crioulas e atrações culturais. O evento contou com a presença do Reitor da UFPI, Gildásio Guedes; da Superintendete de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), Virginia Muniz; e o diretor do Colégio Técnico de Teresina (CTT), Francismo Mousinho.

FEIRA_AGROIF_NORDESTE-52.jpg

Reitor Gildásio Guedes participou do evento

Com a ideia de promover a segurança alimentar e levar aos consumidores alimentos de qualidade, a proposta do projeto é realizar duas grandes feiras, a primeira realizada somente com o colégio Técnico de Teresina e a segunda que contemplará todas as pessoas assistidas pelo projeto. No evento de hoje estavam presentes 50 feirantes que são assistidos pela UFPI.

Na ocasião, o Reitor Gildásio Guedes enfatizou a importância da realização de um evento como esse na UFPI: “Esta é a Universidade que queremos, um espaço de todos, com todas as parcerias possíveis e que a gente possa construir o conhecimento novo através da prática, tanto na sala de aula, no laboratório e neste caso no campo. Sempre apoiaremos iniciativas como essas”, apontou. O reitor destacou que os colégios técnicos de Bom Jesus e Floriano também farão suas edições locais da Feira.

A feirante Maria de Fátima participa pela primeira vez de uma feira e comenta como essa oportunidade ajuda nos negócios: “Está sendo uma experiência muito boa, hoje eu venho representando minha mãe que não pôde participar. Ela sempre trabalhou com agricultura e eu venho seguindo o mesmo caminho. Percebi que o movimento está bom e tem passado bastante gente por aqui”, comenta. Ela disse que o evento é uma oportunidade de valorização e reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos agricultores de base familiar.

FEIRA_AGROIF_NORDESTE-21.jpg

Maria de Fátima é uma das produtoras assistidas pelo projeto

Para a professora Maria Majaci, do CTT, que trabalha na coordenação da feira atua no Projeto AgroIFNordeste, o espaço é propício para a troca conhecimentos entre feirantes e estudantes. Ela conta que a ideia da Feira surgiu de uma programação elaborada pelo IFPI em parceria com a UFPI, através do Colégio Técnico de Teresina. "Um evento como esse é uma forma de permitir comercialização dos produtos dessas pessoas e uma oportunidade que eles têm de ter reconhecimento principalmente no meio acadêmico e da comunidade que vive no entorno da Universidade", avalia.

No Projeto AgroIF Nordeste, comunidade rurais do entorno de Teresina recebem assistência técnica de alunos do CTT sob coordenação de professores do Curso Técnico em Agropecuária. A orientada dada no projeto engloba desde o manuseio da terra até a colheita e exposição dos produtos.

Também estiveram presentes à Feira, representantes do IFPI e Prefeitura Municipal de Teresina, além de professores e alunos do CTT.

FEIRA_AGROIF_NORDESTE-68.jpg

Prof Maria Majaci atua na coordenação do projeto

Confira mais imagens da feira:

FEIRA AGROIF NORDESTE 63

FEIRA_AGROIF_NORDESTE-55.jpg