Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > CEAD/UFPI promove o XIV Encontro de Coordenadores do Polo UAB-PI

CEAD/UFPI promove o XIV Encontro de Coordenadores do Polo UAB-PI

Última atualização em Quinta, 01 de Setembro de 2022, 12h21

CEAD_-_UAB_-_ENC_COORD-29_copy.jpg

Nesta quinta-feira (1), o Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD/UFPI) promoveu o XIV Encontro de Coordenadores do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no Piauí. A abertura do evento aconteceu às 8h30 no auditório Maria Salomé Cabral, do Centro de Ciências da Educação (CCE), e contou com a presença de representantes de instituições parceiras. O encontro segue até às 16h de amanhã (2). Aproximadamente 30 polos foram representados na abertura do encontro.

Profa. Lívia Nery, diretora do CEAD/UFPI, destacou que a atividade marca o encontro de coordenadores que discutirão as ações realizadas no período pandêmico, para uma avaliação. “Também vamos planejar os próximos períodos, inclusive dos novos ingressantes, para as 2.550 vagas ofertadas, em 10 cursos”, completa a diretora.

CEAD_-_UAB_-_ENC_COORD-4.jpg

Profa. Lívia Nery, diretora do CEAD/UFPI

Os polos são uma extensão da Universidade e promovem o acesso às licenciaturas e bacharelados em vários municípios. Ao todo, o CEAD/UFPI conta com 48 polos no Piauí e mais dois na Bahia.

O reitor da UFPI, Prof. Gildásio Guedes, destaca o encontro como o marco da retomada de encontros presenciais do Centro. “Esta atividade, além de muito importante, é especial e bem simbólica. Durante os últimos três anos, o CEAD realizou todas as suas atividades remotamente”, afirma.

CEAD_-_UAB_-_ENC_COORD-25.jpg

Reitor da UFPI, Prof. Gildásio Guedes

No período sem encontros presenciais, todos os polos foram monitorados. Durante o encontro serão apresentadas as pesquisas sobre as condições de biossegurança em cada polo. A direção do CEAD garantiu que o monitoramento continuará acontecendo.

O reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Prof. Evandro Alberto de Sousa, também marcou presença na abertura e destacou a importância da parceria com a instituição. “As instituições se juntam pela melhoria do ensino no Piauí, inclusive no ensino à distância”, disse. “Temos um compromisso com a sociedade, com o programa e com a educação pública e de qualidade”, completou.

CEAD_-_UAB_-_ENC_COORD-17.jpg

Reitor da UESPI, Prof. Evandro Alberto de Sousa

Representando o reitor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), o Prof. Raimundo Nonato, coordenador geral da UAB na instituição, participou da solenidade de abertura do Encontro. “Essa atividade é muito importante para a qualificação do ensino no IFPI, onde já foi instituída a política de expansão dos nossos cursos por todo o Piauí”, comenta. “Notamos que a educação à distância é a maneira mais rápida e eficaz de atender à falta de um ensino qualificado em vários municípios”, conclui.

CEAD_-_UAB_-_ENC_COORD-21.jpg

Prof. Raimundo Nonato, representando a reitoria do IFPI

O polo do CEAD em Luzilândia (PI) foi representado pela professora e coordenadora Ludmila Riotinto. Para ela, o evento “é fundamental para fortalecer os laços entre os polos, o CEAD e a universidade”. Ela conclui ressaltando que cada coordenador trouxe as demandas do seu polo para discutirem a realização das atividades em cada um”.

CEAD_-_UAB_-_ENC_COORD-34.jpg

Profa. Ludmila Riotinto, coordenadora do polo do CEAD/UFPI em Luzilândia

Também participaram da solenidade de abertura: Maria de Lurdes Lopes, representando a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC-PI); a Profa. Eliana Alencar, diretora do CCE; Profa. Edmilsa Santana de Araújo, Diretora do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS).