Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Bom Jesus: UFPI promove evento sobre biodiversidade e saúde, neste sábado (3)
Início do conteúdo da página

Bom Jesus: UFPI promove evento sobre biodiversidade e saúde, neste sábado (3)

Imprimir
Última atualização em Quinta, 01 de Setembro de 2022, 15h57


WhatsApp_Image_2022-09-01_at_15.38.17_copy.jpeg

A UFPI, em parceria com a Prefeitura Municipal de Bom Jesus-PI e outros órgãos municipais, promoverá neste sábado (3) o Dia G - Biodiversidade e Saúde Única, a partir das 7h, na antiga Praça do Fórum, no centro de Bom Jesus-PI. O evento, que já acontece há alguns anos por meio do grupo de estudos “G Bio”, recebe o apoio do curso de Medicina Veterinária do Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE) e levará à população o debate acerca da biodiversidade, além de informações sobre a caça de animais silvestres, zoonoses, reciclagem, entre outros assuntos. 

WhatsApp_Image_2022-09-01_at_15.38.18_copy.jpeg

Com a participação de três professores e 40 alunos da universidade, o principal objetivo do evento é realizar um trabalho educativo com a população, para que crianças e adultos entendam a importância de se discutir e aplicar a consciência ambiental no cotidiano. Serão apresentadas informações sobre doenças como leishmaniose (calazar), cinomose, arboviroses e cuidados com os animais de estimação. 

WhatsApp_Image_2022-09-01_at_15.38.18_1.jpeg

Em parceria com o Grupo de Estudo de Ações em Saúde Pública (GEASU) será feito um estudo epidemiológico sobre essas doenças e serão fornecidas orientações sobre acidentes envolvendo animais silvestres, situação que vem sendo muito comum na região. A partir da aplicação de questionários, será possível identificar a dimensão desses problemas, para que a Secretaria de Saúde possa adotar medidas estratégicas de resolução. 

Para a coordenadora do evento, professora Débora Viegas, este é um momento de grande expectativa para todos os envolvidos. “Estamos em uma área muito próxima de um ambiente silvestre, então precisamos preservar para garantir também nossa saúde. Faremos um evento bem completo, a partir de um trabalho de educação e prevenção em saúde”, afirma a professora. Além da parte expositiva, também será distribuído material gráfico informativo, para tornar mais próximo e dinâmico esse contato com a população.  

WhatsApp_Image_2022-09-01_at_15.38.17_1.jpeg

Além da UFPI, a Vigilância Ambiental também terá um stand no evento. Colaboram na realização do evento a Secretaria de Meio Ambiente de Bom Jesus, a Vigilância em Saúde do município e a Liga Acadêmica de Medicina Veterinária do CPCE. 

Fim do conteúdo da página