Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI participa de programa para aceleração do empreenderismo regional do MIT

UFPI participa de programa para aceleração do empreenderismo regional do MIT

Última atualização em Quinta, 15 de Setembro de 2022, 13h42

MITREAP_C9_Team_Logo_Piaui_solid.png

O estado do Piauí está participando do Programa Global de Aceleração do Empreendedorismo Regional do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT REAP), que será lançado em Teresina neste sábado, dia 17 de setembro. Nos próximos dois anos, por meio do MIT REAP, o Time do Piauí aprenderá e adaptará as estruturas desenvolvidas pelo MIT para acelerar o empreendedorismo impulsionado pela inovação (IDE) em sua região.

O MIT REAP é uma iniciativa global que envolve comunidades ao redor do mundo para impulsionar os ecossistemas de empreendedorismo orientado à inovação (IDE) e transformar economias. O programa Global emprega uma abordagem de “equipe” baseada em evidências, traduzindo pesquisas e insights do MIT em uma estrutura prática, exequível e estratégica que reúne e educa as principais partes interessadas, bem como capacita os líderes regionais a provocar mudanças econômicas e sociais significativas e de longo prazo.

As equipes do MIT REAP Global participam de um programa de dois anos focado na aceleração do empreendedorismo orientado à inovação (IDE) em seus ecossistemas regionais e têm oportunidades de colaborar com equipes selecionadas em todo o mundo. “Estamos entusiasmados em receber líderes de um grupo tão diversificado de regiões na Cohort 9”, enfatizou Travis Hunter, diretor do MIT REAP. “Agora, em nosso décimo ano, estamos ansiosos para compartilhar os aprendizados e o impacto de nossa comunidade global de ex-alunos com nossas equipes atuais e ver o impulso que eles trarão aos ecossistemas de IDE de suas próprias regiões.”

Regiões de todo o mundo solicitam admissão ao programa global do MIT REAP com uma determinada “urgência para mudança” ou área problemática no sistema geral de sua região que desejam abordar. O corpo docente do MIT REAP trabalha com cada equipe para superar os desafios regionais que estão impedindo o crescimento de seu ecossistema de IDE identificando as vantagens competitivas da região e os mecanismos de aceleração necessários para promover o IDE.

MIT REAP Time Piauí também trabalhará com outros times que integram o Cohort 9, incluindo:

• Des Moines, Iowa, USA
  • Dominican Republic
  • Hungary
  • Kansas City, Missouri, USA
  • Omaha, Nebraska, USA
  • Louis, Missouri
  • Western Australia

A equipe do MIT REAP Piauí também se junta à comunidade do programa de mais de 70 regiões globais, permitindo que eles aprendam com equipes de ex-alunos que já começaram a implementar intervenções estratégicas em seus ecossistemas regionais com base na estrutura do MIT REAP. Esse modelo global colaborativo capacita as regiões participantes a descobrir e implementar métodos disruptivos para resolver desafios importantes.

“O MIT REAP trabalha com regiões globais para identificar sua história e objetivos únicos e criar caminhos compatíveis para trazer inovações ao mercado e construir uma cultura de empreendedorismo”, disse a professora Fiona Murray, co-diretora do corpo docente do MIT REAP. William Porter, Professor de Empreendedorismo e Reitor Associado do MIT Sloan para Inovação e Inclusão, destaca: “Ao convocar líderes comunitários comprometidos dos cinco principais grupos de partes interessadas e trabalhar em estreita colaboração com o corpo docente do MIT REAP, cada região pode direcionar suas capacidades e oportunidades de crescimento, projetar uma estratégia viável que inclua amplamente as partes interessadas no ecossistema de inovação e empreendedorismo e lançar novos programas ou políticas que produzirão resultados econômicos mensuráveis”.

O MIT REAP Time Piauí é composto por líderes regionais influentes que representam cinco grandes grupos de interessados, denominados stakeholders: governo, universidade, empresa, capital de risco e empreendedores. Dentre os objetivos da proposta apresentada pelo estado do Piauí, destaca-se:

• aumentar a competitividade do ecossistema de saúde do Piauí, usando iniciativas voltadas para a inovação;
  • fomentar a transformação digital e as tecnologias de saúde 4.0, promovendo o uso de tecnologias para gerar ganhos eficientes;
  • induzir, incubar e acelerar startups nas áreas de healthtec, socialtech e sustentabilidade para desenvolver soluções com foco em saúde;
  • fornecer a infraestrutura básica e sólida em TDICs para atração de investimentos.

"Ninguém é responsável pelo empreendedorismo", disse o professor Scott Stern, Co-diretor da Faculdade MIT REAP. David Sarnoff, Professor de Gestão e Diretor da Faculdade Martin Trust Center for MIT Entrepreneurship, complementa: "Em vez disso, todos os stakeholders são necessários para enfrentar grandes problemas e permitir o sucesso de novas soluções - em negócios, saúde, educação e muito mais. O MIT REAP foi projetado para ajudar as equipes a identificar a vantagem competitiva de sua região, envolver uma rede de líderes regionais, construir uma estratégia para acelerar o empreendedorismo impulsionado pela inovação e criar valor e impacto reais. Depois de realizar o programa por dez anos para mais de 70 equipes globais, sabemos que essa abordagem regional funciona - e estamos ansiosos para trabalhar com as oito diversas equipes do Cohort 9 para desenvolver estratégias para suas regiões".

Para acompanhar as ações do Programa visite: https://saudedigitalpiaui.com/