Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI integra pesquisa para construir banco de dados sobre tratamento da hipertensão arterial sistêmica

Última atualização em Quinta, 15 de Setembro de 2022, 12h17

Pesquisadores da Universidade Federal do Piauí realizam pesquisa para construção de banco de dados que avaliará a motivação no tratamento dos pacientes com hipertensão arterial sistêmica. O estudo tem potencial para desenvolver um método que impacte nos níveis de mortalidade e morbidade de doenças cardiovasculares no Brasil.

Os itens desse banco de pesquisa são feitos com base na psicometria e na psicologia positiva e visam avaliar o nível de motivação para seguir o tratamento medicamentoso ou não medicamentoso da condição, que atualmente tem baixa adesão por parte dos pacientes. Segundo o coordenador do projeto, realizado pelo Departamento de Enfermagem da UFPI, José Wictor Pereira Borges, as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte e hospitalização em países em desenvolvimento como o Brasil.

“Para se ter uma ideia, os dados do DATA-SUS mostram uma ocorrência de mais de um milhão de óbitos e do total deles um percentual de quase 30% foi por doenças cardiovasculares, estando a hipertensão arterial associada a 45% dessas mortes. Temos uma epidemiologia que mostra a necessidade da produção do conhecimento que envolva doenças cardiovasculares“, diz. O pesquisador também ressalta que a hipertensão arterial sistêmica é uma doença assintomática e silenciosa, o que dificulta o diagnóstico e a busca por tratamento.

WhatsApp_Image_2022-09-15_at_11.34.34.jpeg

Professor da UFPI, José Wictor, e bolsistas do projeto

A pesquisa faz parte do projeto “Instrumento de motivação ao tratamento da hipertensão arterial: desenvolvimento e validação”, um estudo baseado na psicometria que segue as exigências teóricas, empíricas e analíticas do campo. É realizada por meio do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PBIC/FAPEPI), contemplado no edital 002/2021. Além de coordenada por José Wictor, a pesquisa conta também com a pesquisadora assistente Haylla Simone Almeida Pacheco e os bolsistas Rebeca dos Santos Miranda de Oliveira e Leonardo da Conceição Pereira.

José Wictor explica que o projeto contará com sete etapas, sendo que a primeira foi desenvolvida com uma aluna do Mestrado em Saúde e Comunidade da UFPI; a segunda foi realizada no primeiro ano da bolsa PBIC/FAPEPI; e a terceira foi iniciada agora com a prorrogação da bolsa. A expectativa é de que as próximas etapas sejam feitas pelos bolsistas da IC no mestrado como dissertação.

Já foram elaborados 54 itens divididos em dois blocos para medir a motivação dos pacientes ao tratamento, sendo que o primeiro é a respeito do tratamento não medicamentoso; que inclui medidas como a redução do consumo de sal e a realização de atividades que reduzam o stress; e o segundo é sobre a adesão ao tratamento medicamentoso.

Com a elaboração desse banco de dados sobre os pacientes com hipertensão arterial sistêmica, as próximas etapas da pesquisa pretendem refinar os itens e comprovar a validade e relevância desse banco para a prevenção da piora dos casos da doença. No final da pesquisa, um banco mais aperfeiçoado será criado para que os enfermeiros avaliem como está a motivação ao tratamento dos pacientes e desenvolvam ações de cuidado para aumentar a adesão. Assim, o estudo terá um papel de referência no Brasil e será exemplo de pesquisa desenvolvida no Piauí.