Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PRAEC/UFPI promove o evento "Dia D da Pessoa com dEficiência"

PRAEC/UFPI promove o evento "Dia D da Pessoa com dEficiência"

Última atualização em Quarta, 21 de Setembro de 2022, 16h53

diadeficiencia-11.jpg

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários da Universidade Federal do Piauí (PRAEC-UFPI) realizou, nesta quarta (21/09), o evento “Dia D da Pessoa com dEficiência”. A ação aconteceu no Espaço Rosa dos Ventos em decorrência ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e contou com serviços de avaliação física, orientação nutricional, saúde bucal, farmacêutica e bazar gratuito com vestuário (roupas, jalecos, roupas de academia etc), sapatos, bolsas, livros, acessórios etc. O evento também contou com a parceria do Núcleo de Acessibilidade (NAU), Restaurante Universitário (RU), Serviço Odontológico (SEOD), a Liga Acadêmica de Nutrição e Dietética (LANUDI), o Curso de Educação Física e a Farmácia Escola.

diadeficiencia-29.jpg

Ação dia D da Pessoa com dEficiência acontece no Espaço Rosa dos Ventos

O Reitor Gildásio Guedes prestigiou a ação, conversou com servidores e estudantes e utilizou alguns dos serviços disponíveis. “Esse evento é muito importante porque demonstra a preocupação que a Universidade tem no acolhimento às pessoas com deficiência na Instituição”, afirmou.

IMG_9427.jpeg

Reitor Gildásio Guedes também prestigiou a ação

A Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), Mônica Arrivabene, destacou que o objetivo da ação é demonstrar o papel da PRAEC em acolher os alunos com deficiência que estão em vulnerabilidade socioeconômica e mostrar a importância dessa inclusão dentro da Universidade. “Hoje estamos comemorando o dia de luta da pessoa com deficiência. Nesse sentido, queremos desenvolver o sentimento de pertencimento dentro da nossa comunidade acadêmica”, acrescentou.

diadeficiencia.jpg

Mônica Arrivabene, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários

Ilma da Silva, acadêmica de Ciências Sociais e PCD participou da ação e utilizou vários dos serviços prestados. “É importante a Universidade proporcionar esses espaços para nós. Entre os serviços que utilizei, realizei avaliação e peguei roupas e livros”, disse.

diadeficiencia-20.jpg

Ilma da Silva, acadêmica de Ciências Sociais

Maria Eduarda, estudante de Educação Física, participou dos atendimentos oferecidos e ressaltou a importância dessas ações sociais na formação profissional. “É essencial saber como é o estilo de vida das pessoas atualmente, então perguntamos sobre alimentação e a prática de atividade física. Assim, buscamos que as pessoas se sintam interessadas em adquirir um estilo melhor de vida e que possamos adequar a realidade de cada pessoa, inclusive dos PCDs”, afirmou.

diadeficiencia-27.jpg

Maria Eduarda, estudante de Educação Física