Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Universidade lança Programa Inova UFPI para apoiar propostas inovadoras no meio acadêmico

Última atualização em Segunda, 26 de Setembro de 2022, 11h57

Com o objetivo de estimular a produção de conhecimento aliada ao fomento de empreendimentos, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) lançou o Programa Inova UFPI, que apoiará propostas inovadoras de pesquisadoras para transformá-las em negócios. O Inova UFPI atenderá professores e alunos que desejam aperfeiçoar projetos e potencializar a aplicabilidade de processos, produtos ou serviços inovadores. Com um total de R$ 250 mil reais, o edital é voltado ao pagamento de bolsas, e as propostas selecionadas serão vinculadas à Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Teresina (INBATE/UFPI). O vídeo da transmissão da solenidade está disponível no Canal da UFPI TV no YouTube.

editalINOVA 1

Segundo o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, o edital é uma grande oportunidade para que pesquisadores e estudantes da UFPI possam contribuir para os processos de inovação do Piauí. “Esse é um momento impar para UFPI. Esse edital pressupõe a sua aplicação em criação de empresas e processos inovadores e devemos apoiar essas transferências de tecnologias e pesquisas desenvolvidas pela UFPI e assim aprimorar o ecossistema de inovação do estado”.

editalINOVA 2

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

O Pró-Reitor de Pesquisa da UFPI,  Luiz Júnior, afirmou que o diferencial desse edital, além de sua transparência, será o apoio dado àqueles pesquisadores para que invistam na geração de riquezas por meio da geração de novos negócios no Piauí. “Esperamos que nossos pesquisadores tragam suas ideias de empreendimento ainda mais para a Universidade", disse.

editalINOVA 3

Pró-Reitor de Pesquisa da UFPI,  Luiz Júnior

A Coordenadora de Pesquisa e Inovação, Keylla Urtiga, considerou que a inovação vem sendo apontada como o novo desafio e alvo de fonte investimentos por universidades em todo mundo e que na UFPI não poderia ser diferente. “As principais universidades em todo o mundo avaliam que a inovação é uma de suas principais atividades fim e no Brasil temos polític/as e práticas organizacionais no sentido de promover que o conhecimento seja aplicado nessa área. É nosso papel, enquanto Universidade, fomentar ainda mais essa realidade, afirmou.

editalINOVA 4

Coordenadora de Pesquisa e Inovação, Keylla Urtiga

Estiveram presentes no lançamento do Programa, realizado na sexta (19/09), no Salão Nobre da Reitoria, a Pró-Reitora de Administração, Evangelina Sousa; a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Mônica Arrivabene; a Pró-Reitora de Graduação, Ana Beatriz Sousa; a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo; e o Pró-Reitor de Planejamento e Orçamento, Luís Carlos Sales.

Lançmento_INOVA_UFPI_2022-4.jpg

Realizada no Salão Nobre da Reitoria, solenidade contou, além de integrantes da Comunidade Acadêmica, com participação de parceiros

O evento contou também com participação da Diretora do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) Lívia Nery; o Diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Willams Costa; a Diretora do Centro de Ciências da Educação (CCE); Eliane de Sousa; o Diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Arquimedes Cardoso; a Diretora do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), Edna Goulart; o Diretor do Centro de Tecnologia (CT), Marcos Lira; o Diretor da Incubadora de Base Tecnológica da UFPI, Lívio Cunha; a Superintendente de Recursos Humanos, Flavia Sampaio; o Superintendente de Tecnologia da Informação, Franklhes Carvalho; e a Superintendente de Ensino Básico Técnico e Tecnológico, Virginia Muniz.

Confira o Edital INOVA UFPI