Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Atividade do Nuepes tem videoconferência com professor de Portugal
Início do conteúdo da página

Atividade do Nuepes tem videoconferência com professor de Portugal

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

A Universidade Federal do Piauí inaugurou nesta quinta-feira (08) o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES). Como atividade inaugural, estudantes, pesquisadores e professores puderam discutir durante a manhã, por meio de videoconferência, sobre saúde pública e telemedicina com professores de Portugal, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Ligado a Pró Reitoria de Extensão, o Nuepes será o primeiro núcleo de telesaúde do Piauí e tem como objetivo principal realizar o treinamento de profissionais do SUS por meio do ensino à distância.

"A intenção é que o Nuepes seja parceiro de um núcleo de telesaúde que vai atuar na região sul do Piauí, oferecendo cursos aos trabalhadores do SUS e que também seja fonte de estudo e pesquisa", esclarece a professora da UFPI, Lis Marinho. 

Para o estudante do 7º período de Medicina da UFPI, Wilson Ferreira, participar do Núcleo é importante tanto para promover uma educação primária e permanente da saúde, como para adquirir mais conhecimentos por meio do contato com outros profissionais.

"O sistema de telesaúde é importante porque os profissionais da saúde pública do sul do estado, que não tem algumas oportunidades, podem ser treinados. Além disso, a gente adquire experiência através do contato com diversos profissionais por meio da videoconferência", ressalta o estudante.

A inauguração oficial do Nuepes aconteceu às 15 horas no Centro de Tecnologia (CT). Os participantes puderam conferir palestras sobre variados temas, entre eles educação a distância no contexto sócio-econômico do Piauí; a importância da Educação Permanente para o SUS; a Rede Universitária de Telemedicina e sua importância para o SUS e uma discussão sobre a Saúde no Sistema Penitenciário Piauiense.

Além de estudantes de medicina e professores, estiveram presentes no CT o coordenador da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), Luiz Ary Messina e o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Dr. Luiz Airton Santos.

Fim do conteúdo da página