Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI promove evento internacional focado em inovação na área de Educação Física e Esporte

Última atualização em Quinta, 06 de Outubro de 2022, 16h02

WhatsApp_Image_2022-10-05_at_17.04.45.jpeg

O Grupo de Pesquisa, Inovação e Tecnologia Aplicada ao Esporte (GSporTech) irá realizar nos dias 17 e 18 de outubro o evento de extensão “Ecossistema para a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na área da Educação Física e Esporte no Brasil: desafios e perspectivas”. O encontro ocorrerá de forma online, com 11 mesas-redondas e fóruns que iniciarão a partir das 9h. As inscrições podem ser realizadas via Sigaa.

O evento tem como público-alvo estudantes, docentes, pesquisadores, gestores, atletas profissionais e amadores, praticantes de atividade física e/ou empreendedores. O objetivo principal é apresentar uma proposta para fomento de ambiente de discussão, avanços e busca de respostas sobre a importância da visão de Ecossistema para a PD&I na área de Educação Física e Esporte no Brasil. Além disso, a reestruturação, consolidação, integração e fortalecimento do Ecossistema de Inovação, bem como, a estimulação de eventos de caráter técnico-científico na região Nordeste, também serão temas abordados.

No dia 17, a partir das 9h, a abertura contará com a presença do Reitor Gildásio Guedes, graduado em Educação Física pela UFPI, que irá falar sobre a importância da visão de Ecossistema para a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na área da Educação Física e Esporte no Brasil. O evento segue ao longo do dia com convidados de diversas instituições.

WhatsApp_Image_2022-10-05_at_17.04.22_1.jpeg

Um dos destaques do evento será a publicação de um livro digital (e-book) com as biografias resumidas dos palestrantes, textos/scripts e as conclusões das mesas-redondas, que será disponibilizado gratuitamente aos interessados.

João Gustavo Claudino, coordenador do GSporTech, acredita na importância de inserir a Universidade no Ecossistema de Inovação. “Esta formação é importante não só para preparar adequadamente os graduados para as suas carreiras, mas também para garantir a viabilidade a longo prazo das próprias instituições. Dessa forma, a sociedade é chamada a participar de eventos como o nosso, que visam reestruturação, consolidação, integração e fortalecimento do Ecossistema de Inovação, que a médio ou longo prazo resultarão no desenvolvimento socioeconômico da região", afirmou

WhatsApp_Image_2022-10-05_at_09.27.15.jpeg

Coordenador do GSporTech, João Gustavo Claudino

O grupo de pesquisa GSporTech visa ser uma ponte entre Universidades e indústria da Educação Física e Esporte. Vinculado ao Laboratório Multiusuário do Departamento de Educação Física (MultiLab do DEF) e localizado no Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFPI), o grupo teve início no primeiro semestre de 2022 e atualmente conta com sete pesquisadores do Brasil, um colaborador estrangeiro, nove alunos de graduação e uma técnica. A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC) e Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQUI) fazem parte da realização do evento. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI), através de um programa de apoio à realização de eventos científicos, de divulgação científica e tecnológica, fazem parte da equipe de apoio para a execução do encontro.

Confira a programação completa.