Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI implementa medidas de reforço à segurança
Início do conteúdo da página

UFPI implementa medidas de reforço à segurança

Imprimir
Última atualização em Sexta, 07 de Outubro de 2022, 14h41

WhatsApp_Image_2022-10-06_at_15.58.16.jpeg

CCE tem fechamento de 1 portão de acesso ao estacionamento após as 18h

 A Universidade Federal do Piauí (UFPI) vem fortalecendo ações para contribuir com a segurança na Instituição. Em Teresina, no Campus Ministro Petrônio Portella, o Centro de Ciências da Educação (CCE) foi a primeira unidade de ensino a receber instalação de novas câmeras de segurança, além da adoção de medidas como limitação de acesso interno ao Centro, com fechamento de alguns portões após às 18h. As ações se somam ao reforço de vigilância em pontos e horários estratégicos no CCE. 

WhatsApp_Image_2022-10-05_at_15.08.03.jpeg

Foram instaladas 15 novas câmeras no CCE

No Centro de Ciências da Educação (CCE), foram instaladas 15 novas câmeras, que são monitoradas em uma sala de controle montada especialmente para essa função. Além disso, a partir das 18h, apenas três dos 18 portões internos do Centro permanecem abertos, facilitando o controle do fluxo de pessoas. Da mesma forma, após as 18h, também são fechados 1 portão de acesso ao estacionamento do CCE e 1 portão do Centro de Tecnologia (CT). 

WhatsApp_Image_2022-10-05_at_15.08.04.jpeg

A partir das 18h, parte dos portões internos é fechada para limitar o acesso às salas de aula

Está havendo também remanejamento de vigilantes e seguranças, para que a distribuição no período da noite seja mais voltada aos estudantes, tendo em vista que a parte administrativa, em alguns setores da Universidade, só funciona até as 18 horas. Dessa forma, estão sendo colocadas pessoas responsáveis pela segurança também nas áreas mais afastadas, para garantir mais proteção à comunidade acadêmica. 

WhatsApp_Image_2022-10-06_at_15.58.17.jpeg

As câmeras são monitoradas por uma sala de controle no CCE

Ainda no CCE, outras orientações previstas a alunos e professores é que fechem as salas com o trinco interno, mecanismo que a maioria das salas já possui e que está sendo providenciado para as demais. Além disso, o número da Divisão de Vigilância foi fixado nas salas, para que o contato seja facilitado em casos de necessidade. 

As ações corroboram o esforço da Administração Superior na garantia da segurança de toda a comunidade acadêmica, que entende que o bem-estar e a tranquilidade são primordiais para o desenvolvimento das atividades. Nesse sentido, a Prefeitura Universitária (PREUNI) mantém o contato direto com a Diretoria dos Centros no sentido de planejar, executar e monitorar as operações de segurança na Universidade, para evitar ocorrências. Outra frente de atuação, é que a UFPI já vem em constante diálogo com as instâncias policiais atuantes na capital para que haja reforço e ação conjunta no que tange à segurança.

A Administração Superior está fazendo o planejamento para levar o reforço na instação de câmeras, assim como as demais ações, para a totalidade das unidades de ensino.

 Segurança no Campus de Teresina é tema de reunião com diretores de Centro

WhatsApp_Image_2022-10-07_at_12.57.25.jpeg

A definição de novas estratégias em prol da segurança no Campus foi discutida entre o Reitor Gildásio Guedes e diretores de unidades de ensino em encontro, nessa quinta (6/10), no Salão Nobre da Reitoria. O Reitor Gildásio recebeu sugestões dos gestores para complementar ações de segurança realizadas na Instituição. Ele disse que a Administração Superior tem como prioridade fortalecer medidas para maior bem-estar da comunidade acadêmica, dentro da realidade orçamentária da Instituição. 

 

 

 

Fim do conteúdo da página