Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aberto VI Workshop do PPG em Ciência e Engenharia dos Materiais

Aberto VI Workshop do PPG em Ciência e Engenharia dos Materiais

Última atualização em Sexta, 07 de Outubro de 2022, 14h34

EGENHARIA_DE_MATERIAIS-25.jpg

O VI Workshop do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia dos Materiais teve início nesta quinta (6), com o tema "Promovendo o intercâmbio de conhecimento na comunidade científica". A programação, que segue até amanhã (7), no Auditório do Centro de Tecnologia (CT), possibilita o contato entre pesquisadores, profissionais, alunos e a participação de grandes nomes nacionais e internacionais.

EGENHARIA_DE_MATERIAIS-8.jpg

Prof. Anderson de Oliveira Lobo, coordenador de infraestrutura de pesquisa da PROPESQI

Representando a Administração Superior da Universidade Federal do Piauí (UFPI), participou do evento o Prof. Anderson de Oliveira Lobo, Coordenador de Infraestrutura de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI). Ele explica que o Workshop trata-se de um macroevento, que “fortalece o ensino de pós-graduação e, certamente, aumenta o impacto de futuras pesquisas nascidas na UFPI”.

EGENHARIA_DE_MATERIAIS-28.jpg

A Prof. Fernanda Roberta Marciano, coordenadora do PPG em Ciência e Engenharia dos Materiais, destaca que o foco principal é estabelecer parcerias para o avanço dos trabalhos de pesquisa e que o maior público do evento é formado por alunos da pós-graduação. “Também participam profissionais da indústria, alunos de graduação, professores de outros países e de outros estados do Brasil, ou seja, é voltado aos interessados de um modo geral na área de materiais”, explica.

EGENHARIA_DE_MATERIAIS-4.jpg

Prof. Rodrigo Lambert, da Universidade Federal de Minas Gerais

Durante toda a programação serão ministradas palestras na área de materiais e apresentação de trabalhos (sessão de pôsteres). O primeiro palestrante do Workshop foi o Prof. Rodrigo Lambert, da Universidade Federal de Minas Gerais, que explanou o tema “Projeto e preparação de interfaces com polímeros”. “O foco principal da apresentação será explicar as aplicações de materiais que precisam de uma interface organizada, para que se tenha sucesso na aplicação. Para isso, vou mostrar alguns resultados de aplicações anteriores ao público”, disse.

EGENHARIA_DE_MATERIAIS-13.jpg

Mariana Chaves, doutoranda da PPG em Ciência e Engenharia dos Materiais

Mariana Chaves é doutoranda do PPG em Ciência e Engenharia dos Materiais e pesquisa sobre a micropartícula geradora de oxigênio para regeneração de tecido. Para a pesquisadora, o intercâmbio de saberes e profissionais durante o evento contribui com a “divulgação do programa, que recentemente teve uma nota 6, além de proporcionar parcerias com outras instituições futuramente”.

A mesa de honra do evento foi formada pela Prof. Fernanda Roberta Marciano, Pró-reitor Anderson de Oliveira Lobo e o diretor de desenvolvimento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), Ciro Gonçalves de Sá.
EGENHARIA_DE_MATERIAIS-29.jpg