Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professora da UFPI promove evento transfeminista internacional entre os dias 17 e 21 de outubro
Início do conteúdo da página

Professora da UFPI promove evento transfeminista internacional entre os dias 17 e 21 de outubro

Imprimir
Última atualização em Terça, 11 de Outubro de 2022, 09h16

evento.png

A professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Letícia Nascimento, coordena o “I Seminário Internacional da RIMAS: Feminismos, Interseccionalidades e Decolonialidade” que acontece entre os dias 17 e 21 de outubro. O evento tem por intuito fortalecer pesquisadoras-professoras do semiárido nordestino brasileiro a partir de parcerias internacionais e regionais bem como fomentar o debate acerca de temáticas que atravessam o feminismo numa perspectiva interseccional e decolonial. O encontro é promovido com apoio do Consulado da França em Recife e conta com a parceria de pesquisadoras francesas e francófonas em sua programação. Inscreva-se aqui

O seminário surge a partir do planejamento estratégico de ações da Rede Interdisciplinar de Mulheres Acadêmicas do Semiárido (RIMAS), um núcleo de estudos e pesquisas que tem por objetivo integrar mulheres acadêmicas - pesquisadoras, professoras, estudantes - que estão vinculadas às instituições de ensino no semiárido brasileiro e que se interessam pelos estudos de gênero e direitos humanos.

Para a abertura do evento estão convidadas a escritora e filósofa brasileira Djamila Ribeiro, coordenadora da Coleção Feminismos Plurais, autora de “Lugar de Fala” (Jandaíra/Selo Sueli Carneiro), dentre outros livros que já foram traduzidos para quatro idiomas e a filósofa francesa, Aurélie Knüfer, professora de filosofia na Université Paul-Valéry, que realiza pesquisas sobre a história feminista da filosofia e questões LGBTs.

O feminismo negro brasileiro também ganha destaque no evento a partir da conferência: “(Re)escritas feministas: Direito em Pretuguês”, ministrada pela professora Thula Rafaela de Oliveira Pires (PUC-Rio) e mediada por Gabriela Barretto de Sá (UNEB), a atividade atravessa o pensamento de Lélia Gonzalez para repensar alguns elementos do sistema jurídico brasileiro numa perspectiva racial e de gênero. 

A mesa: “Feminismos no Semiárido brasileiro” cumpre um papel essencial no evento de localizar os saberes e práticas feministas a partir de experiências de ensino e pesquisa no Semiárido brasileiro, a mesa contará com as convidadas Laeticia Jalil (UFRPE) e Carla Conceição da Silva Paiva (UNEB) e a mediação de Paula da Luz Galrão (UNIVASF). 

Outras pesquisadoras internacionais também marcam presença no evento, como Nadia Yala Kisukidi, professora de filosofia em Paris 8, especialista em Filosofia Africana e coautora do livro “Dialogue transatlantique" em parceria com Djamila Ribeiro, publicado na França pela Editions Anacaona. Além de Lissell Quiroz, doutora em história e professora de Estudos Latino-Americanos na CY Cergy Paris Université; Maboula Soumahoro, professora associada na University of Tours, pesquisadora da diáspora afro-americana e negra/africana; e Alessandra Devulsky, Professora na Universidade do Quebec em Montreal e autora do livro Colorismo (Jandaíra/Selo Sueli Carneiro).

Ainda se destaca a presença de pessoas transgêneras e travestis nos debates: a professora brasileira, Megg Rayara Gomes de Oliveira (UFPR); a socióloga colombiana, Ange La Furcia (Cambridge University); a mestranda em Políticas Públicas, Jessyka Rodrigues (UFPI); o doutorando em bioética e ativista intersexo e transmasculine, Amiel Vieira (UFRJ); e a assistente social e produtora cultural, Ayra Dias (Fiocruz-PI).  

A escrita de bell hooks também será foco de debate em mesa mediada pela psicóloga Roseane Amorim da Silva (UFRPE), tendo como convidadas: Luciana Rodrigues (UFRGS) e Jaileila Menezes (UFPE). As relações entre gênero e psicanálise serão debatidas por Beatriz Santos, professora no Departamento de Estudos Psicanaliticos da Université Paris Cité (Paris 7) e por José Stona, doutorando em psicologia (UFRGS/UFS/PARIS 7).

Fim do conteúdo da página