Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > 4ª edição do SIUFPI acontece de 22 de novembro a 1º de dezembro

4ª edição do SIUFPI acontece de 22 de novembro a 1º de dezembro

Última atualização em Quinta, 13 de Outubro de 2022, 14h26

SIUFPI_2022.png

A quarta edição dos Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI) já tem data marcada: do dia 22 de novembro a 1 de dezembro, com o tema “Despertar a ciência para as novas gerações”. O objetivo é difundir os benefícios da ciência na vida cotidiana e reconhecer seu valor como critério norteador de políticas públicas. O site do evento já pode ser acessado pelo público.

Sobre o tema central do evento, a Profa. Deborah Dettman Matos, coordenadora geral do SIUFPI, destaca o objetivo da UFPI. “Buscamos contribuir para que a opinião pública perceba como a ciência é essencial para uma boa qualidade de vida”, disse. Para a coordenadora, “não é possível supor que lideranças sejam influenciadas pelo saber científico se o público em geral ignora o valor da ciência, ou a metodologia que a ciência emprega para chegar a conclusões e resultados”.

Deborah_Dettmam_UFPI.jpg

Profa. Deborah Dettman Matos, coordenadora geral do SIUFPI 2022

O SIUFPI 2022 será formado por oito grandes seminários que acontecerão de forma simultânea. São eles: o XXXI Seminário de Iniciação Científica (SIC); o XIV Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SDTI); o XII Seminário de Extensão e Cultura (SEMEX); a IX Mostra de Comunidades (MC); o III Seminário de Ensino de Graduação (SEG); o III Seminário Integrador de Pesquisa e Extensão dos Colégios Técnicos (SIPECT); o VI Ciclo de Palestras da Pós-Graduação (CP-PRPG); e o IX Seminário de Assistência Estudantil (SEMAE). No site, já é possível conferir editais dos Seminários que integram o evento clicando aqui. A submissão de trabalhos poderá ser realizada a partir do dia 22 de novembro.

A programação do evento inclui ainda conferências, palestras, oficinas, minicursos e painéis, nos quais será possível conhecer trabalhos e projetos desenvolvidos por alunos e professores da graduação, pós-graduação e colégios técnicos. Os trabalhos apresentados abrangem as áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Nesse sentido, a UFPI assume o papel de produzir conhecimento pautado na imparcialidade da ciência, além de preservar a qualidade das pesquisas que chegam para contribuir com a sociedade piauiense. “Nossa instituição busca desmistificar e difundir o saber científico, debater padrões e paradigmas do ensino da ciência, tecnologia e estratégias inovadoras para a solução de problemas”, explica a Profa. Deborah Dettman.

A Conferência de Abertura do SIUFPI acontecerá no dia 22 de novembro e a Conferência de Encerramento, no dia 1 de dezembro. Mais detalhes serão divulgados em breve, pelo site oficial do evento, no site oficial da UFPI e pelo Instagram. Excepcionalmente este ano, o SIUFPI terá duração de duas semanas, devido aos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo.