Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Homenagens marcam comemoração aos 40 anos do Curso de Enfermagem
Início do conteúdo da página

Homenagens marcam comemoração aos 40 anos do Curso de Enfermagem

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Na última quarta -feira (18), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) celebrou os 40 anos do Curso de Enfermagem em solenidade que resgatou os principais fatos, conquistas e desafios que marcaram a trajetória do Curso, além de homenagear aqueles que contribuíram para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão na área de Enfermagem da Instituição.

 

Docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes participaram do evento


Durante a solenidade, ocorrida no Auditório do Departamento de Enfermagem, a Profª. Drª. Maria do Livramento Fortes, Chefe do Departamento, destacou o crescimento do curso nos últimos anos, bem como as contribuições geradas ao Piauí e à sociedade. "Temos muito que comemorar nesses 40 anos. O curso de Enfermagem da UFPI já formou cerca de 2 mil enfermeiros (as), que fazem parte do nosso serviço de saúde. Além disso, temos alcançado êxito na Pós-graduação, por meio do Mestrado e, agora, com a aprovação do curso de Doutorado", disse Maria do Livramento.

 

Mesa de Honra


A solenidade, que contou com a presença de docentes, discentes e servidores técnico-administrativos que fizeram ou fazem parte da história do curso de Enfermagem da UFPI e de entidades de classe, teve mesa de honra composta pela Vice-reitora da UFPI, Profª. Drª. Nadir Nogueira; Chefe do Departamento de Enfermagem, Profª. Drª. Maria do Livramento; Coordenadora do Curso de Enfermagem, Profª. Drª . Benevina Maria; Ex-reitor da UFPI, Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior; Secretário de Saúde do Município, Prof. Noé Fortes; Diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Profª Drª. Regina Ferraz Mendes; Ex-reitor da UFPI, Prof. Dr. Pedro Leopoldino e pela aluna do 5º período do Curso de Enfermagem e representante do Centro Acadêmico, Emanuele Rocha.

 


Em seu discurso, a Vice-reitora da UFPI, Profª. Drª. Nadir Nogueira, ressaltou a importância da data para o Curso de Enfermagem . "É um curso que nos ensinou que o trabalho coletivo resulta em êxito. Esse trabalho em equipe transformou sonhos em realidade. A Enfermagem da UFPI tem essa marca. É bom que se registre o trabalho desse grupo, que estabelece metas, que está sempre unido e todas as conquistas que essa categoria e que o curso alcançou foram frutos de um trabalho coletivo, coeso e sempre em prol da melhor formação e qualificação de recursos humanos para o estado do Piauí, contribuindo para a melhoria dos indicadores de saúde de nossa população".

 

Vice-reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, enaltaceu o trabalho coletivo no Curso de Enfermagem


Sobre o Curso - Atenção à saúde da comunidade piauiense. Essa é a ideia que norteia a formação do profissional graduado em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). O curso, ofertado pela primeira vez no Estado há 40 anos, atualmente conta com 348 alunos matriculados, que ingressarão no mercado aptos a desenvolver atividades relacionadas a recuperação da saúde, prevenção de doenças e reabilitação do indivíduo.

Além da graduação, o Departamento de Enfermagem (DEPENF) oferece o Programa de Pós-graduação, com o Mestrado desde 2007 e acaba de aprovar o Doutorado em Enfermagem, único do Piauí. "Formar profissionais comprometidos em contribuir para a melhoria da saúde da comunidade piauiense é um desafio que a UFPI assumiu. Comemoramos hoje o resultado de esforços e investimentos, coroado com a aprovação do Doutorado em Enfermagem", afirmou o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Lopes.

O curso de Enfermagem - Bacharelado - do Campus Ministro Petrônio Portella (Teresina) da UFPI conta com corpo docente formado por 14 professores com título de doutor e 31 mestres, dos quais 07 são doutorandos em Convênios da UFPI com outras Instituições de Ensino Superior - IES.

 

Projeto Pedagógico - De acordo com a chefe do Departamento de Enfermagem da UFPI, Prof.ª Dr.ª Maria do Livramento Fortes, "o projeto pedagógico do curso de Enfermagem é atual, inovador, acompanha as mudanças do SUS". Segundo ela, o ensino, a pesquisa e a extensão se harmonizam para garantir a formação humanística e profissional do aluno. "O nosso incentivo à pesquisa está cada vez mais precoce, por meio da Iniciação Científica (PIBIC, ICV) e do programa Ciência Sem Fronteiras (CsF). Isso tudo tem estimulado bastante o nosso aluno a ter uma visão mais crítica, de um pesquisador. Percebemos que a grande maioria dos alunos egressos, quando participam de concursos, seleção de mestrado ou doutorado ingressam com facilidade porque eles já saem com essa formação consolidada em relação à pesquisa", afirma Livramento.

 

GALERIA DE FOTOS

    

Conquistas e realizações do Curso foram destacadas


   

Homenagem à primeira turma graduada em Enfermagem pela UFPI 


 

Componentes da mesa de honra


Homenagens marcam a solenidade


Prof. Pedro Leopoldino, Ex-reitor da UFPI, um dos homenageados


Profa. Dra. Nadir Nogueira, Vice-reitora da UFPI e a Profa. Dra. Maria do Livramento Fortes, Chefe do Departamento de Enfermagem

 


Professores que contribuíram com o ensino, a pesquisa e a extensão mereceram destaque


Secretário de Saúde do Município, Prof. Noé Fortes


Ex-reitor da UFPI, Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior, recebeu homenagem por contribuições ao Curso de Enfermagem

Fim do conteúdo da página