Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Celebração Natalina reúne comunidade acadêmica

Celebração Natalina reúne comunidade acadêmica

Na manhã desta sexta-feira (20), a comunidade acadêmica participou da tradicional Celebração Natalina da Universidade Federal do Piauí, no Espaço Rosa dos Ventos do Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina. A celebração religiosa foi realizada pelo Padre Antônio Carlos Nogueira (Pe. Carlito) e os cânticos foram interpretados pelo Coral da UFPI, sob a regência do maestro Aurélio Melo.

Comunidade acadêmica participa da Celebração de Natal da UFPI

Coral da UFPI interpretou canções natalinas

Em sua homilia, o padre Carlito destacou a importância de se preservar a fé e os bons sentimentos: "Precisamos cuidar com zelo deste lado tão importante da vida, que é a fé. Temos que preservar a humildade e a fraternidade, que é tudo o que nos faz crescer". Os valores familiares e a importância de trabalhar em comunhão também foram temáticas enfatizadas pelo religioso.

Pe. Carlito Nogueira proferiu a mensagem religiosa

A comunidade acadêmica participou ativamente da celebração por meio de cânticos e preces

O reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Lopes, se pronunciou à comunidade universitária ao ler a mensagem de Natal, na qual agradeceu a dedicação e a união de todos que fazem a UFPI. "Desejamos que neste Natal todos que fazem a nossa comunidade acadêmica encontrem a paz no seio familiar, onde a saúde e a harmonia estejam presentes; renovem e ampliem a fé em Cristo, seguindo seu exemplo de respeito e amor ao próximo e que esse ambiente de paz institucional, de convivência fraterna, de respeito às diferenças, continuem por todos os dias do próximo ano", disse o reitor.

Reitor José Arimatéia Lopes durante pronunciamento da mensagem de Natal

A Vice-Reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, destacou a importância histórica da celebração: "Historicamente, a Universidade realiza esse momento de confraternização com a presença de servidores e estudantes. Desejamos que o espírito de Natal fortaleça o sentimento de fraternidade, amor e partilha. E que o Ano Novo seja de muitas bênçãos e realizações merecidas para todos que fazem esta Universidade".

Vice-reitora Nadir Nogueira ressaltou a importância da confraternização

Muitos servidores compareceram à celebração acompanhandos de familiares. Foi o caso do professor Alessandro Façanha, do curso de Ciências da Natureza (CCN), que assistiu a celebração na companhia da filha. "Essa celebração é importante para nossa reflexão de final de ano", afirmou.

Prof. Alessandro Façanha assistiu à celebração ao lado da filha

Servidores e alunos da UFPI deixam sua mensagem de Natal:

"Desejo à comunidade um bom Natal e que se pratique nele a fraternidade. Um ano novo com muita saúde e paz".

Prof. Acrísio Sampaio, Chefe do Departamento de Zootecnia (CCA)

"Desejo que a bondade dos homens, a amizade e a fraternidade, que são os traços da filosofia católica, permaneçam".

Francisco Newton Freitas, Coordenador da Gráfica Universitária

"Jesus Cristo foi um dos maiores educadores. Todos nós que trabalhamos com Educação também temos um pouco de evangelizadores. Este momento de união renova nossa esperança. Acredito que o ano de 2014 será muito melhor, especialmente porque trabalhamos para pessoas. É isso que nos dá ânimo e coragem; e nos educa para a fé, pois o homem com fé faz muito, e apenas com a ciência, faz pouco".

Prof. Dr. Miguel Cavalvante, Pró-Reitor de Extensão (PREX)

"Este é um momento de confraternização. Temos que agradecer a Deus o ano que chega ao fim".

Eva Leal, Chefe do Serviço de Cerimonial

"A Celebração é uma oportunidade de rever e abraçar os amigos queridos. Nos meus 32 anos como servidora da UFPI, sempre participo da Celebração de Natal".

Maria José - Chefe da Divisão de Orçamento/PREUNI

"Desejo a todos que fazem esta Instituição de Ensino Superior um Natal com muito amor, fraternidade e amizade. E que os dias do Ano Novo sejam promissores e repletos de paz, alegria e felicidade".

Ana Carolina Moura - Secretária Administrativa da PREG

"Este é um momento de reflexão: de repensarmos a fé, o perdão e nos aproximarmos de Deus".

Leiara Ximenes - aluna do Curso de Comunicação Social/Jornalismo

Coral da UFPI - O Coral da UFPI é um projeto de extensão cujos integrantes são pessoas da comunidade, servidores e alunos da Universidade. A formação atual conta com 35 integrantes; sendo 20 bolsistas e 15 instrutores egressos do Coral.

"Este é um ano para se comemorar tudo o que se fez dentro do cenário musical dentro e fora da Universidade. A música de um modo geral no Piauí evoluiu muito. Há dez anos, o Coral da UFPI vem desenvolvendo um trabalho de estímulo na periferia de Teresina, o que de certa forma colabora para o crescimento do ensino da música. O Departamento de Música e Artes Visuais da UFPI tem orquestra e outros corais, que desenvolvem durante todo o ano um trabalho musical muito interessante, que por meio de projetos de extensão alcança toda a comunidade".

Maestro Aurélio Melo, regente do Coral da UFPI

Fotos da celebração