Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Evento internacional discute Inovação na Educação Física; programação segue até amanhã (18)

Última atualização em Segunda, 17 de Outubro de 2022, 10h34

Teve início nesta segunda-feira (17) o evento internacional “Ecossistema para a Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na área da Educação Física e Esporte no Brasil: desafios e perspectivas”. Promovido pelo grupo de Pesquisa, Inovação e Tecnologia Aplicada ao Esporte (GSporTech), o encontro iniciou às 9h com a presença do Reitor Gildásio Guedes e mediação do coordenador do GSporTech, João Gustavo Claudino.

Na ocasião, Gildásio Guedes reforçou o apoio da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para iniciativas que possam contribuir para melhorar a qualidade de vida da comunidade, sejam elas no esporte, meio ambiente ou em ações empreendedoras. “Precisamos divulgar os resultados das nossas pesquisas aqui na Universidade, e para isso abrimos nosso espaço para compartilhar essa mentalidade de inovação em metodologias, equipamentos e pensamentos”. Gildásio também destacou o alcance permanente que o evento deve ter. “As pessoas precisam conhecer o ecossistema da qualidade de vida pelo esporte a partir do uso das pesquisas e tecnologias disponíveis”, completou o Reitor.

Captura_de_Tela_13.png

Reitor Gildásio Guedes participa da abertura do evento

O evento teve continuidade com a primeira mesa-redonda do dia com os professores Júlio Serrão (USP) e Carlos Cardoso (USP) que debateram o tema “Feito no Brasil, feito por brasileiros: parceria de sucesso entre Indústria & Universidade no case da VULCABRAS e o Laboratório de Biomecânica da USP no tênis de corrida Olympikus Corre 2”.

Captura_de_Tela_31_copy.png

Professor Júlio Serrão (USP)

Captura_de_Tela_56_copy.png

Professor Carlos Cardoso (USP)

Durante os dois dias de evento, o objetivo principal é apresentar uma proposta para fomento de ambiente de discussão, avanços e busca de respostas sobre a importância da visão de Ecossistema para a PD&I na área de Educação Física e Esporte no Brasil. Além disso, a reestruturação, consolidação, integração e fortalecimento do Ecossistema de Inovação, bem como, a estimulação de eventos de caráter técnico-científico na região Nordeste, também serão temas abordados. O evento segue ao longo do dia e chega ao fim na terça-feira (18) com diversas mesas-redondas e inúmeros convidados.

Confira a programação completa.