Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Serviço Social da UFPI promove Mostra de Estágio aos alunos

Curso de Serviço Social da UFPI promove Mostra de Estágio aos alunos

Última atualização em Segunda, 17 de Outubro de 2022, 16h45

WhatsApp_Image_2022-10-07_at_14.36.37_1.jpeg

O Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou no dia 7 de outubro, a Mostra de Estágio da respectiva graduação, no auditório da Pós-graduação do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL). Destinado aos alunos e com o objetivo de apresentar o mercado de trabalho da profissão para estes, a atividade foi organizada pelas professoras Lúcia Vilarinho, coordenadora de estágio de Serviço Social, e Sofia Laurentino, coordenadora do curso de Serviço Social da UFPI.

A atividade foi realizada ao final do Estágio Supervisionado II, disciplina da grade curricular do Curso, a qual ocorre em dois períodos letivos, com 225 horas cada. Desse modo, há a possibilidade de inserção nos campos sócio-institucionais de atuação dos assistentes sociais, sendo um momento fundamental da formação profissional dos graduandos.

WhatsApp_Image_2022-10-07_at_16.45.42.jpeg

Durante a atividade, foram apresentados os resultados dos estágios, assim como todo o conhecimento e aprendizagem advindas da experiência que os alunos tiveram nos campos de estágio conveniados. No campo da saúde, no Hospital de Urgência de Teresina e Hospital Universitário; sócio-jurídico, na Secretaria Estadual de Justiça e no Tribunal de Justiça do Piauí; na política de assistência social, no Centro de Referência Especializada de Assistência Social - CREAS Sul e na Casa Zabelê; na educação, no Centro Municipal de Atendimento Multidisciplinar - CMAM e no Programa de Extensão para Pessoas Idosas - PTIA; na política agrária, na Superintendência de Desenvolvimento Rural - SDR e na política de saúde mental, no Hospital Areolino de Abreu, Centro de Atenção Psicossocial - CAPS II Sul e CAPS infantil dr. Alexandre Nogueira.

WhatsApp_Image_2022-10-07_at_16.48.52.jpeg

Para a coordenadora do curso, Sofia Laurentino, a Mostra de Estágio foi uma rica síntese do aprendizado e desempenho dos discentes sob supervisão acadêmica e de campo, que denotaram relevância para o Serviço Social. "Para além da proposta de apresentar os resultados de aprendizado do exercício profissional vivenciado pelos estagiários, visou-se ampliar o conhecimento a respeito da profissão por meio da disciplina, bem como promover interação entre estudantes e atuantes na área", afirmou.

Participaram da Mostra de Estágio discentes que estavam concluindo o seu estágio, assistentes sociais supervisores de campo, supervisoras docentes e estudantes do curso de Serviço Social.