Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Evento aborda saúde mental e autocuidado para a comunidade do CTT/UFPI

Evento aborda saúde mental e autocuidado para a comunidade do CTT/UFPI

Última atualização em Terça, 18 de Outubro de 2022, 15h06

autoconhecimento_ctt-7.jpg

Ação de extensão “Autoconhecimento e você” ocorreu no auditório do CTT

Na manhã desta terça-feira (18) O projeto de extensão “Fala, que eu te escuto!” promoveu uma ação direcionada aos pais, responsáveis e alunos do Colégio Técnico de Teresina da Universidade Federal do Piauí (CTT/UFPI). A ação teve como temática “Autoconhecimento e você” e abordou assuntos relacionados à saúde e autocuidado.

O encontro aconteceu no auditório do Colégio Técnico de Teresina e contou com a participação da palestrante Sara Damasceno, Psicóloga Transpessoal e psicóloga clínica com ênfase em pacientes com dor crônica. Na ocasião, Sara falou sobre o autoconhecimento com a ferramenta  mindfulness, na qual trabalha a questão da atenção, diminuição dos padrões de ansiedade e angústia na época do vestibular e ao longo da vida. “O mindfulness trata das fases do processo de autoconhecimento e de que modo podemos ter o auxílio da respiração em momentos de ansiedade”, declarou.

autoconhecimento_ctt-5.jpg

Psicóloga Sara Damasceno

Para Natália Marinelli, professora e coordenadora do projeto de extensão, a ação é importante para que os alunos sintam como é vivenciar a promoção da saúde e assistência à comunidade. “É uma oportunidade de pais e responsáveis atuarem dentro do ambiente escolar juntamente com os alunos e trabalharem a saúde através de técnicas do mindfulness”, afirmou Natália.

autoconhecimento_ctt-2.jpg

Natália Marinelli, professora e coordenadora do projeto de extensão "Fala, que eu te escuto"

O “Fala, que eu te escuto” é um projeto de extensão com ações direcionadas principalmente para alunos, pais e responsáveis que compõe a comunidade do CTT. Iniciado nesse ano, o projeto foi idealizado por professores e alunos do Curso Técnico de Enfermagem com a colaboração de professores do Ensino Médio, professores do Curso Técnico de Informática e do Curso Técnico em Agropecuária.