Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aberto XIII Seminário Interdisciplinar do PARFOR; programação segue até amanhã (21)

Última atualização em Quinta, 20 de Outubro de 2022, 13h30

Captura_de_Tela_306.png

Teve início nesta quinta-feira (20) o XIII Seminário Interdisciplinar do PARFOR (SIMPARFOR). O XIII SIMPARFOR é um evento que contempla reflexões sobre os processos formativos vivenciados nos cursos de Educação Física (Currais e Uruçuí), Geografia, História e Pedagogia (Luzilândia). O encontro aconteceu de forma remota e teve início às 9h com transmissão no canal do Youtube.

Durante os dois dias de evento, também será debatido a socialização de relatos de experiências pelos professores cursistas sobre as ações pedagógicas desenvolvidas nas escolas da educação básica no decorrer do período letivo 2022.1 a partir da temática "Educação, Diversidades, Meio Ambiente e Cidadania".

O Programa Nacional de Formação de Professores (PARFOR) tem o objetivo promover a melhoria da qualidade da educação básica pública através da oferta de cursos superiores gratuitos e de qualidade a professores em exercício nas escolas públicas. Na UFPI, o PARFOR foi implantado em 2010, e desde então já proporcionou à mais de 2 mil professores uma formação adequada.

Para a Coordenadora do PARFOR, professora Glória Ferro, o evento será rico em aprendizado e debate sobre a temática. “O XIII SIMPAFOR é um encontro que consolida o encerramento de cada semestre letivo e torna-se uma tentativa de inserir os alunos do PARFOR na cultura acadêmica da UFPI”, afirmou.

Captura_de_Tela_295.png

Professora Glória Ferro, Coordenadora do PARFOR

A professora Lorena Lins, Coordenadora Geral de Formação de Docentes da Educação Básica da CAPES, afirma que o evento é uma culminância de todo um processo formativo de experiências e vivências. “A UFPI é uma referência do PARFOR, e essa qualidade tem conferido a formação de diversos professores no Piauí e no Brasil ", acrescentou Lorena Lins.

Captura_de_Tela_302.png

Professora Lorena Lins

Também estiveram presentes na abertura do XIII SIMPARFOR, o professor Fabrício Rossi, coordenador do curso de Educação Física do PARFOR; a Superintendente de Ensino Superior da Secretaria de Educação do Piauí, Maria de Lurdes Lopes; a professora Rossiana Ribeiro, coordenadora local de Uruçuí e representante da Secretária de Educação do Município; a professora Laiana Fenelon, Secretária Municipal de Educação de Luzilândia; e a aluna de Educação Física do curso de Uruçuí, representando os demais cursistas do PARFOR.

Mesa-redonda de abertura

O XIII SIMPARFOR teve como tema da sua primeira mesa-redonda “: Uma leitura dos atravessamentos de sentidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para uma ação docente implicada no mundo” e contou com mediação da professora Samara de Oliveira Silva (UESPI/NUPPEG/UFPI), e palestrante convidada professora Rita Souto Maior (UFAL).

Em sua fala, a professora Rita destacou a importância do conhecimento e discussão das legislações que compõe as políticas públicas relacionadas a educação e que envolvem os formadores e a concepção de ensino. “Precisamos ter o conhecimento como um dos pilares da construção social”, declarou. Rita Souto também evidenciou a ação docente dentro da história profissional e a execução das competências de um professor.

Captura_de_Tela_315.png

Primeira Mesa-Redonda com participação da professora Rita Souto

Confira a programação completa do evento.