Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Administração superior da UFPI celebra um ano de gestão

Administração superior da UFPI celebra um ano de gestão

Na noite desta quinta-feira (19), solenidade realizada no Cine Teatro da UFPI marcou as comemorações em torno do primeiro ano de gestão do Reitor Prof. Dr. Arimatéia Dantas Lopes e da Vice-reitora Profa. Dra. Nadir Nogueira à frente da administração superior da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento reuniu Pró-reitores, Superintendentes, docentes, servidores técnico-administrativos e discentes da instituição.

A Orquestra Jazz Sinfônica da UFPI abriu a cerimônia apresentando ao público presente um repertório eclético, com músicas nacionais e internacionais. Em seguida, houve a exibição de um documentário com breve histórico da caminhada do Reitor e da Vice-reitora, com sua equipe, até a administração superior da UFPI.

Orquestra Jazz Sinfônica da UFPI

Em seu discurso, o Reitor destacou as principais conquistas em um ano de gestão, apresentando estatísticas, modo pelo qual prestou contas à comunidade acadêmica acerca dos projetos executados. Ressaltou, ainda, planos e metas para os próximos três anos de gestão. "Acredito que nesse um ano de administração já deixamos a marca da nossa gestão. Ou seja, uma gestão democrática, compartilhada e cooperativa, em que buscamos a participação de todos a fim de que possam se sentir valorizados e vestir a camisa da UFPI. Assim, pretendemos construir a universidade que todos nós queremos, porque o reitor não constrói sozinho", disse José Arimatéia.

Prof. Dr. Arimatéia Dantas Lopes

Ainda de acordo com o Reitor, no primeiro ano de gestão, a equipe tem trabalhado no sentido de consolidar o crescimento ocorrido durante o Reuni, com a compra de equipamentos, construção de algumas obras estruturantes importantes e aquisição de veículos. "Tudo isso com o intuito de que possamos caminhar para o sentido da excelência em todas as ações da UFPI", completou.

Conforme a Vice-reitora da UFPI, Profª. Drª. Nadir Nogueira, após o primeiro ano de gestão é importante ressaltar que as ações tomadas pela administração superior concretizam as diretrizes assumidas como compromisso de campanha. "Dentre essas ações podemos destacar a reformulação de alguns setores administrativos da Universidade, a exemplo da Pró-reitoria de Administração, que foi reformatada em vários setores para dar mais celeridade às demandas da universidade. Além disso, podemos destacar a criação de órgãos, como a Superintendência de Comunicação Social, que agregou outros setores ligados à comunicação e têm dado todo um diferencial à nossa gestão".

Profª. Drª. Nadir Nogueira

Na oportunidade, a Vice-reitora destacou também a ampliação dos investimentos em pesquisa. "Conseguimos esse ano, em termos de recursos para pesquisa, quase seis milhões de reais em apenas um edital do CT-INFRA, que historicamente foi o maior recurso já obtido pelo projeto. Outra grande conquista na área da pesquisa foi a ampliação da oferta de cursos de doutorado, que antes eram cinco e agora são sete, dentre eles os de Enfermagem e Agronomia", destacou Nadir Nogueira.

Para a Vice-reitora, os resultados marcam uma gestão proativa. "É uma gestão que vem sendo realizada de forma dialogada, compartilhada, com todos os diretores, todos os câmpus e com a comunidade universitária de uma maneira em geral", finalizou.

Outro destaque da atual administração superior da UFPI são as ações de extensão na universidade. Nesse sentido, a UFPI teve um aumento de praticamente 100% dos projetos de um ano para outro. "Podemos destacar alguns projetos de extensão, como, por exemplo, os das áreas de Odontologia, Ciências Agrárias e saúde em geral. Para 2014, temos muitos planos já delineados, especialmente sonhos porque a gente entende que quem faz extensão e cultura e não sonha, não vai viver a realidade amanhã", disse o Prof. Dr. Miguel Cavalcante, Pró-reitor de Extensão da UFPI.

Prof. Dr. Miguel Cavalcante

Também presente na solenidade, a Pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Profa. Dra. Cristiane Torres Batista, destacou que "a gestão do professor Arimatéia tem sido marcada pela forte atuação em prol da valorização da pessoa. Trata-se de uma gestão compartilhada, aberta, em que os membros da comunidade acadêmica encontram espaço para atuar. Essa é uma marca da atual gestão."

Profa. Dra. Cristiane Torres Batista