Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI e SBPC/PI realizam encontro sobre o desenvolvimento da ciência no Piauí

UFPI e SBPC/PI realizam encontro sobre o desenvolvimento da ciência no Piauí

Última atualização em Terça, 08 de Novembro de 2022, 17h29

A Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência no Piauí (SBPC-PI), com apoio da Universidade Federal do Piauí (UFPI), realizou, na manhã desta terça-feira (8), o encontro regional de tema “A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Ciência no Piauí”. A solenidade de abertura aconteceu no auditório do Centro de Tecnologia (CT).

SBPC 2022 4

Cerimônia de abertura ocorreu no Auditório do CT

A SBPC é uma entidade civil, sem fins lucrativos ou posição político-partidária, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Fundada em 1948, exerce um papel importante na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no País.

O Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, desejou boas vindas a todos os participantes do evento e destacou a importância do retorno da SBPC ao Piauí para a contribuição do desenvolvimento e consolidação da ciência no Estado. “Nós esperamos que esse seja o primeiro de muitos eventos. No que depender da UFPI, não hesitaremos nos nossos esforços para que a SBPC tenha sua instalação permanente no Piauí e assim teremos mais uma instituição de peso para colaborar com a construção de conhecimento do nosso estado”, ressaltou.

SBPC 2022 11

Reitor Gildásio Guedes

O presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, que também é palestrante do evento, considerou a realização do encontro como um marco para a volta da SBPC ao Piauí. “A SBPC foi criada em 1948 e de lá para cá passou a ser a sociedade científica mais importante do país e ter o Piauí novamente como filiada é de suma importância para a ciência do Brasil”, disse.

SBPC 2022 16

Presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro

Ainda fizeram parte da mesa de abertura Olivia Perez, representante da SBPC/PI; Divamélia de Oliveria, Pró-reitora de Extensão do Instituto Federal do Piauí (IFPI); Maria de Lurdes Lopes, representando a Secretaria de Educação do Piauí (Seduc); Evandro Alberto, Reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI); Nouga Cardoso, Secretário Municipal de Educação de Teresina (SEMEC); e Arimateia Lopes, presidente da Academia de Ciências do Piauí (ACIPI).