Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI recebe presidente da Fiocruz para reforçar parcerias na área da saúde pública
Início do conteúdo da página

UFPI recebe presidente da Fiocruz para reforçar parcerias na área da saúde pública

Imprimir
Escrito por Glayson Batista da Costa | Publicado: Terça, 08 de Novembro de 2022, 18h04

WhatsApp_Image_2022-11-08_at_17.09.17.jpeg

UFPI recebe presidente da Fiocruz para reforçar parceria na área da saúde pública

A presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Nísia Trindade, foi recebida, na tarde desta terça-feira (8), pelo vice-reitor da UFPI, Prof. Viriato Campelo, pelo Diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFPI), Arquimedes Cavalcante, e por pesquisadores da UFPI para compartilhar experiências e fortalecer parcerias que vão desde a área da saúde até o campo da pesquisa.

UFPI e Fiocruz Piauí já mantém parcerias institucionais há mais de 40 anos, o que contribui para a formação e pesquisa em pós-graduação. De acordo com o vice-reitor da UFPI, Prof. Viriato Campelo, a reunião possibilitou a aproximação de três setores da área da saúde pública que têm importante atuação no Piauí: o Núcleo de Estudos em Saúde Pública da UFPI (NESP/UFPI), a Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família e a Fiocruz.

“A Fiocruz é uma das maiores instituições de pesquisa em saúde pública do Brasil e essa reunião nos permite otimizar as nossas ações, para que juntos continuemos a realizar esse importante trabalho, não só no estado, mas em todo o nordeste brasileiro”, destacou.

WhatsApp_Image_2022-11-08_at_17.09.18_copy.jpeg

Nísia Trindade, Presidente da Fundação Oswaldo Cruz

Para Nísia Trindade, presidente da Fiocruz, as parcerias são necessárias para o futuro da ciência e para a entrega de um serviço que atenda as necessidades da sociedade. "Sem dúvida nenhuma eu acho que poderíamos contribuir. Eu considero que existem algumas áreas aqui no Piauí que já existem ideias de fortalecer essas ações, como a área de saúde materno-infantil, bem como o campo da saúde coletiva como um todo. Esse apoio proporcionaria um desenvolvimento na área da saúde pública com ações práticas e no campo acadêmico", disse.

Na reunião, os pesquisadores do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP) demonstraram interesse em ter maior estreitamento de parceria com a Fiocruz para conhecer como é o trabalho da Fundação também nos territórios especiais, como os territórios dos povos originários e dos quilombolas, por meio do compartilhamento de experiências e alinhamento com líderes comunitários. 

"Aqui tempos aproximadamente 115 quilombos no nosso estado e infelizmente são lugares invisíveis e que passam por problemas como a falta de acesso à água em boas condições. Essa parceria técnica nos ajudaria a entender ações que já são desenvolvidas em outros locais para que pudéssemos ver a possibilidade de trabalhar da mesma forma aqui", destacou Osmar de Oliveira Cardoso, pesquisador do NESP.

WhatsApp_Image_2022-11-08_at_17.09.19.jpeg

Pesquisadores do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da UFPI participaram da reunião

Além desses temas, na reunião também foi abordada a intenção da Fiocruz em fortalecer ações de saúde na área materno-infantil e o campo da saúde coletiva no Piauí.

Também estiveram presentes à reunião Hérida Amaral, Analista de Gestão de Fiocruz PI; Jesus Dias, representando a Secretaria Estadual de Saúde; e Zelia Profeta, Coord. de Integração Regional e Nacional da Fiocruz.

Fim do conteúdo da página