Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Colégios Técnicos da UFPI ofertam 705 vagas; inscrições seguem até 05 de dezembro

Última atualização em Quinta, 10 de Novembro de 2022, 14h11

Estão abertas as inscrições do processo seletivo para preenchimento de 705 vagas para ingresso nos Cursos Técnicos dos Colégios Técnicos da UFPI nas cidades de Teresina, Floriano e Bom Jesus.

Serão ofertados Cursos Técnicos concomitantes com o Ensino Médio (para candidatos com o Ensino Fundamental concluído) e Cursos Técnicos subsequentes (para candidatos com o Ensino Médio concluído). As inscrições tiveram início no dia 07 de novembro e seguem até às 23h59min do dia 05 de dezembro de 2022, exclusivamente pelo site www.ufpi.br/copese.

Segundo a Superintendente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), Virgínia Muniz, o processo de seleção será realizado de forma online, assim como foi feito nos dois anos anteriores. Além disso, este ano o Colégio Técnico de Teresina ofertará pela primeira vez o Curso Técnico em Informática concomitante ao Ensino Médio.

Confira os cursos ofertados em cada Colégio Técnico:

Colégio Técnico de Teresina (CTT) - 270 vagas:

Técnico em Informática (concomitante ao Ensino Médio e subsequente);

Técnico em Agente Comunitário (subsequente).

Colégio Técnico de Floriano (CTF) - 220 vagas:

Técnico em Enfermagem (subsequente);

Técnico em Agropecuária (concomitante ao Ensino Médio e subsequente);

Técnico em Informática (concomitante ao Ensino Médio e subsequente).

Colégio Técnico de Bom Jesus (CTBJ) - 215 vagas:

Técnico em Enfermagem (subsequente);

Técnico em Agropecuária (concomitante ao Ensino Médio e subsequente);

Técnico em Informática (concomitante ao Ensino Médio e subsequente).

A seleção será feita considerando o rendimento das disciplinas de Língua Portuguesa/Português e Matemática constantes no Histórico Escolar ou equivalente e de acordo com as notas inseridas pelo candidato em local próprio no formulário eletrônico de inscrição.

A Superintendente destaca, ainda, que ao finalizar o curso, o aluno está capacitado com todas as habilidades técnicas para ingressar no mercado de trabalho. “O curso técnico é uma porta, uma oportunidade para os alunos que precisam ingressar no mercado de trabalho mais cedo. Outra vantagem é que durante os nossos cursos os alunos realizam muitas pesquisas. Nós temos alunos que fazem parte do PIBIC, do PIBIC-EM, da Iniciação Científica, e eles pesquisam no mesmo nível dos alunos da graduação. Então, quando eles finalizam o curso técnico e querem ingressar em uma graduação, já estão munidos também de habilidades acadêmicas”, afirma, ressaltando que este ano o CTT ofertou pela primeira vez o curso superior de Tecnólogo em Agroecologia, com ingresso pelo SISU e início das aulas neste próximo semestre letivo.

Acesse o edital completo.