Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professores e alunos do PPG em Geografia da UFPI participam do XVII Simpósio Nacional em Geografia Urbana

Última atualização em Sexta, 11 de Novembro de 2022, 15h41

foto_participantes_do_simpurb.jpeg

A partir da esquerda: Prof. Antonio Façanha; e mestrandos Raimundo Gerson e Nadja Vieira; e a Prof. Bartira Viana

O Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPI está participando do XVII Simpósio Nacional de Geografia Urbana, que ocorre de 11 a 15 de Novembro na Universidade Federal do Paraná – UFPR, na cidade de Curitiba. O evento parte das reflexões teórico-metodológicas sobre o urbano, realizadas ao longo dos 32 anos de Simpurb, e propõe à reflexão o tema  “A produção do urbano e a urgência da práxis transformadora: teorias, práticas e utopias em meio a um mundo convulsionado”.

O XVII Simpurb tem como eixo central promover o diálogo e o debate das questões do urbano contemporâneo e de uma práxis transformadora, buscando, também, questionamentos sobre as utopias reais e concretas vislumbradas através das práticas sociais urbanas.

No XVII Simpurb, a participação da UFPI se dará por meio da palestra do Prof. Antônio Cardoso Façanha na Mesa 2 “Por uma geografia urbana anticapitalista: teoria, método e práxis transformadoras”, que ocorre hoje (11). Também haverá a participação do PPGGEO no evento com apresentação de comunicações orais nos dias 12 e 13 de novembro de 2022 e no Grupo de Trabalho  05 – Estado, grandes projetos e planejamento corporativo, pela mestranda Nadja Rodrigues Carneiro Vieira e a orientadora, Profa. Bartira Araújo da Silva Viana, do trabalho intitulado “A revitalização do centro de Teresina-PI: novos olhares, novos usos”, e do mestrando Raimundo Gerson de Sousa Silva e do orientador, Prof. Raimundo Lenilde de Araújo, do trabalho intitulado “Mobilidade urbana: consequências socioespaciais das propagandas ideológicas da indústria automobilística para o espaço urbano” que será apresentado no GT 08 – Geotecnologias e análise espacial no espaço urbano.

Acesse a programação completa do evento está no link https://xviisimpurb.ufpr.br/portal/programacao-geral/

WhatsApp_Image_2022-09-29_at_17.55.54.jpeg

PPGEO comemora elevação da NOTA Capes para 4

A participação do PPGGEO no evento vem após a conquista da elevação da Nota na avaliação da Capes, quadriênio 2017-2020, que chegou ao conceito 4. O Programa obteve Conceito Bom em dois quesitos (Proposta e Impacto na Sociedade) e muito bom em um quesito (formação). Segundo a Coordenadora do PPGGEO, Profa. Bartira Viana, o programa tem um dos seus diferencia a linha de ensino e seu impacto local e regional, "com boa produção com potencial para melhora, com muitos livros e artigos qualificados, publicados em periódicos bem qualificados pelo Qualis Geografia". Segundo ela, as linhas de pesquisa estão consolidadas, a estrutura curricular é fortemente aderida à área e linhas de pesquisa do programa, e possui ainda infraestrutura adequada, com parte administrativa, laboratórios e espaços de estudos e de reuniões.

foto_professores.png

A profa Bartira destaca ainda que o corpo docente tem "boa inserção social, desenvolvendo projetos de repercussão local e regional". O programa, pelo seu diferencial e pelo seu posicionamento geográfico, tem um forte impacto social no estado, com potencial de ampliação em abrangência regional. Destaca ainda que o Programa possui moderada experiência internacional, mas tem demonstrado ações voltadas a melhorar essa questão com parcerias e interações nacionais e internacionais que estão sendo construídas. "Dessa forma, parabenizamos todo o corpo docente, discente e ténico-adminstrativo por essa importante conquista que possibilitará a elaboração do APCN, da proposta de criação do doutorado em Geografia da UFPI", acrescenta a coordenadora.

Ao completar em março de 2022 onze anos de existência, o PPGGEO se destaca por colocar-se  à frente das principais preocupações sociais, ambientais, econômicas e educacionais que aflige o Estado, compondo um importante campo de investigação que pode em muito auxiliar na formulação de políticas públicas territoriais. São atualmente dezesseis docentes doutores, sendo 15 da UFPI no campus de Teresina e 1. Em relação aos mestrandos, já foram de 140 dissertações defendidas desde o ano de 2013 a setembro de 2022, e já existem egressos doutores ou realizando doutorado em instituições da região Nordeste e demais regiões do País.

O objetivo geral é o de formar profissionais na área de Geografia em condições de analisar criticamente processos e ações sociais em suas relações com a organização do espaço brasileiro, com maior ênfase na escala regional onde se insere o território piauiense, evidenciando os problemas ambientais decorrentes dessas interações da perspectiva da ciência geográfica, suscitando, assim, uma atuação profissional comprometida com o enfrentamento dos desafios socioespaciais da contemporaneidade e a melhoria da qualidade de vida da população. "Agradecemos a direção do Centro de Ciências Humanas e Letras e da Pró-Reitoria de Pós-graduação da UFPI pelo apoio", finaliza a coordenadora do mestrado, Professora Bartira Viana.

Saiba mais sobre o PPGGEO na página do programa.