Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Engenharia de Produção: professores aprovam projetos de pesquisa no CNPq

Engenharia de Produção: professores aprovam projetos de pesquisa no CNPq

Os professores Dr. Francisco F. Pinheiro dos Santos e Msc. Francisco de Assis da Silva Mota, membros do Grupo de Estudos Avançados em Processos Industriais (GEAPI) do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Piauí (UFPI), aprovaram projetos de pesquisa no CNPq (nos editais MCTI/CNPq Nº 75/2013 - Seleção Pública de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento e Inovação em Tecnologias de Conversão de Combustíveis com Foco em Combustíveis Sólidos e MCTI/CNPq/SECIS Nº 90/2013 fusão e Popularização da Ciência).

Os projetos têm como objetivo a produção de um livro relacionado a energias renováveis, assim como o desenvolvimento e construção de equipamentos de processos industriais para a síntese e caracterização de combustíveis sólidos. Os trabalhos contarão com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), que apoia trabalhos de pesquisa, desenvolvimento e inovação voltados ao desenvolvimento da ciência, com valor aprovado de R$ 412 mil, voltada para editoração do livro, projeto de engenharia, desenho do croqui, confecção de equipamentos, testes, bem como a síntese e caracterização dos produtos obtidos.

De acordo com o professor Pinheiro, O GEAPI nasceu da necessidade de desenvolvimento de profissionais com ênfase na elaboração de sistemas industriais e gestão de processos. O grupo vem se consolidando através da publicação de artigos científicos, patentes de equipamentos, registro de softwares e projetos de pesquisa. O grupo mantém ainda parcerias com instituições nacionais e internacionais tais como o Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (NUTEC), Universidade Federal do Ceará (UFC), Centro de Excelência em Robótica e Automação (CENTAURO) e Universidade de Tübingen/Alemanha, buscando assim, a consolidação da UFPI na geração de novas tecnologias.