Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > IX Seminário de Assistência Estudantil (SEMAE) acontece amanhã (30)

IX Seminário de Assistência Estudantil (SEMAE) acontece amanhã (30)

Última atualização em Terça, 29 de Novembro de 2022, 09h41

insta_slides_SIUFPI_2022-09.jpg

Com o tema "Reflexões descolonizadoras para (re)pensar a universidade", será realizado amanhã (30) o IX Seminário de Assistência Estudantil  (SEMAE), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) e faz parte dos Seminários Integrados (SiUFPI) 2022, que irão abordar o benefício da ciência na vida cotidiana, a partir da temática “Despertar a ciência para as novas gerações”.

A solenidade de abertura será mediada pela Pró-Reitora da PRAEC, Mônica Arrivabene, a Coordenadora da Assistência Comunitária (CACOM), Aldora Lebre e pelo Coordenador do IX SEMAE, Patrick Quelemes. Já a palestra de abertura contará com a assistente social Leyllane Dharc Dias, que abordará o tema do seminário, que convida para diálogo sobre a importância do fortalecimento da assistência estudantil nas universidades públicas brasileiras. Os links das transmissões serão divulgados em breve,

Além disso, a programação conta com a oficina on-line “Benefícios e Auxílios da Assistência Estudantil da UFPI: Conhecer para Obter", com as palestrantes Jociara de Fátima Lima (PRAEC) e Anna Katarine Neiva (Núcleo de Assistência Estudanti l- Campus Senador Helvídio Nunes Barros), ambas assistentes sociais.

Por fim, o SEMAE oferecerá a oficina "Como controlar a ansiedade", com o psicólogo Carlos Eduardo Gonçalves Leal e a equipe do Serviço de Apoio Psicológico (SAPSI). A oficina além de ser transmitida na plataforma Google meet, para todos os campi; também poderá ser acompanhada presencialmente no Campus de Teresina.

Para o coordenador do SEMAE e do Serviço Odontológico da UFPI, Patrick Quelemes, a programação foi pensada em resposta a demandas que são apresentadas pelos próprios beneficiários da assistência estudantil da UFPI. Como exemplo, ele cita a questão do manejo da ansiedade, destacando sua relevância especialmente durante o período atual de adaptação a tempos de pós-pandemia. "Seja no ambiente familiar, social ou nos bancos do ensino superior, entendemos que o jovem universitário se encontra imerso em um contexto que exige um cuidado equilibrado de suas emoções, rotinas, responsabilidades e planejamentos", afirma.

Confira a programação completa do SEMAE aqui.

SiUFPI 2022

A programação do evento inclui conferências, palestras, oficinas, minicursos e painéis, por meio dos quais será possível conhecer trabalhos e projetos desenvolvidos por alunos e professores de graduação, pós-graduação e colégios técnicos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

A Conferência de Abertura do evento será no dia 22 de novembro e a Conferência de Encerramento no dia 1º de dezembro. Mais detalhes estão sendo divulgados no site oficial do evento, no site oficial da UFPI e pelo Instagram. Excepcionalmente este ano, o SIUFPI terá duração de duas semanas, devido aos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo.