Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > MEC/SESu abre edital para apoio a programas e projetos de extensão

MEC/SESu abre edital para apoio a programas e projetos de extensão

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PREX), comunica que estão abertas as inscrições para o Programa de Extensão Universitária - PROEXT /2013. Podem participar todos os professores que desenvolvem ou tenham interesse em desenvolver atividades extensionistas, com o título de Doutor ou Mestre, pertencente ao quadro efetivo da instituição.

O PROEXT 2013 - MEC/SESu é um instrumento que abrange programas e projetos de extensão universitária, com ênfase na inclusão social nas suas mais diversas dimensões, visando aprofundar ações políticas que venham fortalecer a institucionalização da extensão no âmbito das Instituições Federais, Estaduais e Municipais de Ensino Superior.

O PROEXT é o principal instrumento de fomento para a Extensão Universitária, coordenado pelo MEC/SESu, apoiando anualmente Programas e Projetos com bolsas de extensão para estudantes de graduação, materiais de consumo, equipamentos e serviços de pessoa física e jurídica, observando o item 7 do Edital Nº. 02 PROEXT/2013. O PROEXT está Disponibilizando até R$ 50.000,00 (Cinquenta mil reais) para PROJETOS e R$ 150.000,00 (Cento e cinqüenta mil) para PROGRAMAS, divididos em 16 linhas temáticas.

As linhas temáticas contempladas são:

1 - Comunicação;
2 - Cultura e Arte;
3 - Desenvolvimento Rural;
4 - Desenvolvimento Urbano;
5 - Direitos Humanos;
6 - Educação;
7 - Esporte e Lazer;
8 - Geração de Trabalho e Renda por meio de Empreendimentos Econômicos Solidários;
9 - Integração Nacional;
10 - Justiça e Direito dos Indivíduos Privados de Liberdade;
11 - Mulheres e Relações de Gênero;
12 - Pesca e Aquicultura;
13 - Preservação do Patrimônio Cultural;
14 - Promoção da Igualdade Racial;
15 - Promoção da Saúde; e
16 - Redução das Desigualdades Sociais e Combate à Extrema Pobreza.

Cada IES poderá submeter 2 (dois) PROJETOS e 2 (dois) PROGRAMAS, em cada uma das 16 linhas temáticas, totalizando 32 projetos e 32 Programas, de acordo com o item 2.4 do edital. Dentre os requisitos exigidos, as ações devem atender ao "preceito da indissociabilidade extensão, ensino e pesquisa, caracterizada pela integração da ação desenvolvida à formação técnica e cidadã do estudante e pela produção e difusão de novos conhecimentos e novas metodologias, de modo a configurar a natureza extensionista da proposta".

A Pró-Reitoria de Extensão informa, ainda, que está aberto o PROCESSO DE SELEÇÃO INTERNA para o qual a PREX coloca à disposição sua equipe para maiores esclarecimentos. Os professores que tiverem interesse em submeter programa e projeto devem elaborar as propostas via internet pelo SIGPROJ (sigproj.mec.gov.br) e encaminhar com MEMO, para o endereço eletrônico , da Coordenação de Formação Continuada - CFOR, para análise e aprovação pela Câmara de Extensão. No âmbito da UFPI/PREX, o prazo para submissão de PROPOSTAS para a seleção interna segue o seguinte calendário:

CALENDÁRIO

a) 09 à 30 de março de 2012 - Encaminhamento das propostas, em formato PDF, para o E-mail: ;

b) 04 de abril de 2012 - Seleção interna das propostas pela Câmara de Extensão;

c) 05 de abril de 2012 - Resultados da seleção interna;

d) 09 à 14 de abril de 2012 - Inscrição das propostas aprovadas na Chamada Pública Interna, pelo (a) Coordenador (a) na plataforma do SIGPROJ.

Para os Projetos e Programas selecionados pela Câmara de Extensão serão encaminhados à Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN), para aprovação da proposta orçamentário-financeira, em seguida será emitido, pela Pró-Reitora de Extensão o documento de comprovação de aprovação para ser anexada a proposta que deverá ser submetida, impreterivelmente, PELO COORDENADOR, por meio de formulário próprio, no SIGPROJ até 14 de abril de 2012.

Veja o edital Edital Nº. 02 aqui.