Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PPGEL/UFPI promoveu 1ª defesa de tese de doutorado na área de Linguística
Início do conteúdo da página

PPGEL/UFPI promoveu 1ª defesa de tese de doutorado na área de Linguística

Imprimir
Última atualização em Quinta, 17 de Novembro de 2022, 14h05

No dia 9 de novembro, o Programa de Pós-graduação em Letras (PPGEL), no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), teve sua primeira defesa de doutorado na área de Linguística, às 14h, em uma apresentação transmitida ao vivo durante quatro horas, pela Plataforma RNP. A doutoranda Meryane Sousa Oliveira, membro do NuPEP, defendeu a tese de doutorado intitulada: "A Historiografia Linguística no Brasil (1993-2020): um estudo acerca da recepção de ideias e da produção de materiais ao longo de quase três décadas de implantação da área".

defesa.png

Foto retirada após a leitura da ata

 A tese, desenvolvida no quadriênio 2019-2022, foi recomendada para publicação, além de ter sido aprovada com menção de “distinção e louvor”, em reconhecimento à qualidade da escrita, ao rigor teórico-metodológico, bem como à competência das respostas dadas pela candidata às questões levantadas pela banca, que foi formada pelos(as) seguintes professores(as): Marcelo Alessandro Limeira dos Anjos (UFPI / Presidente da banca), Maraisa Lopes (UFPI), Francisco Alves Filho (UFPI), Teresinha de Jesus Mesquita Queiroz (UFPI/História) e Maria Cristina Fernandes Salles Altman (USP).

A tese buscou desenvolver um estudo sobre o momento de recepção de ideias, bem como da produção de materiais ligados à Historiografia Linguística (HL), considerando o período que vai desde a implementação do primeiro grupo de pesquisa em HL no Brasil, 1993, até o ano de 2020. O trabalho oferece um panorama sobre o ‘estado da arte’ da disciplina, isto é, apresenta o que já se conhece sobre a HL a partir de pesquisas realizadas e de materiais produzidos.

Para o prof. Marcelo dos Anjos, orientador da pesquisa, os resultados advindos do estudo de Oliveira (2022) são uma importante contribuição tanto para o PPGEL da UFPI, uma vez que inaugura uma série de defesas de tese na área de Linguística que, certamente, vão contribuir para a consolidação do Programa, quanto para a área de Historiografia Linguística no Brasil, haja vista o exaustivo e detalhado mapeamento feito sobre a referida área em território nacional.

Meryane Oliveira, doutoranda e autora da tese, afirma que se sente grata pela conclusão da pesquisa e por todo apoio institucional que recebeu da UFPI desde o mestrado. “As pesquisas desenvolvidas na instituição têm muita qualidade e é preciso divulgá-las. A área da Historiografia Linguística, conforme os dados da pesquisa, já está institucionalizada UFPI e isso é muito importante para a comunidade acadêmica e para a área como um todo”, explicou a doutoranda.

O programa de Pós-Graduação em Letras desenvolve pesquisa em nível de mestrado desde 2004 e em nível de doutorado desde 2019, primeira turma. Atualmente o PPGEL possui 21 professores, 13 na área de Linguística e 8 na área de Literatura. 

Fim do conteúdo da página