Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > VI Ciclo de Palestras da Pós-Graduação discutirá Internacionalização e Autoavaliação durante o SIUFPI 2022

Última atualização em Segunda, 21 de Novembro de 2022, 16h00

Nos dias 22 e 23 de novembro acontece a VI edição do Ciclo de Palestras da Pós-Graduação, como parte da programação geral do IV SIUFPI (Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí). Neste ano, o foco temático do evento será a Internacionalização e Autoavaliação dos programas da UFPI. Os participantes receberão certificado com carga horária de 20 horas e poderão acompanhar o evento também por meio da transmissão on-line pelo canal UFPI TV no Youtube.

A programação contará com apresentação musical, conferência, mesa redonda, oficina e palestras. Dentre os participantes das atividades, estarão professores e coordenadores com experiência em internacionalização, além de representantes da FAPEPI (Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Piauí). O encerramento do evento será às 18h do dia 23 de novembro.

A pró-reitora de Pós-Graduação da UFPI, Regilda Moreira Araújo, destaca que o foco das discussões do evento vai de encontro a dois pontos frágeis para os programas da Universidade, de modo que estratégias de solução sejam desenvolvidas por meio dos debates e palestras. “Buscamos promover a aproximação de alunos estrangeiros, tanto na UFPI quanto fora do país, com professores e discentes locais, pois essa internacionalização contribui com o crescimento acadêmico e cultural”, disse a pró-reitora. Sobre a autoavaliação dos programas, Regilda Moreira ressalta que soluções serão pensadas e executadas por meio de um planejamento estratégico alinhado ao PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional).

O objetivo da Pró-Reitoria de Pós-Graduação é que toda a Universidade seja internacionalizada, e não apenas um programa ou centro. Nesse sentido, durante o evento, será discutida a possibilidade de criação de um centro de línguas na UFPI.

O público-alvo do evento são docentes, discentes e coordenadores. Os interessados podem se inscrever até o dia 22 de novembro, clicando aqui.

Abertura - A solenidade de abertura do VI Ciclo de Palestras da Pós-Graduação acontecerá no Cine Teatro, às 14h do dia 22 de novembro. Na ocasião, os participantes poderão assistir à apresentação musical de Tiago Marinho (CEAD/UFPI), bem como à solenidade de posse do Comitê de Acompanhamento da Qualidade da Pós-Graduação da UFPI. Em seguida, será realizada a conferência de abertura, cujo tema será “Desafios da internacionalização das ações PDI em ICTs no Brasil”, ministrada por Gesil Sampaio Amarante Segundo. Toda a programação de abertura, assim como todo o evento, será transmitida pelo canal UFPI TV. Acesse a transmissão.

SIUFPI 2022 - Durante mais de uma semana, a 4ª edição dos Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI) promoverão diversos eventos simultâneos, que trazem conferências, palestras, oficinas, minicursos e painéis, divulgando os diversos trabalhos e projetos desenvolvidos por alunos e professores da graduação, pós-graduação e colégios técnicos. Em 2022, o tema do SIUFPI é “Despertar a ciência para as novas gerações”, escolhido com o objetivo de difundir o benefício da ciência na vida cotidiana e reconhecer seu valor como critério norteador de boas políticas públicas.