Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Campanha na UFPI chama atenção para respeito a pessoas com deficiências não visíveis

Última atualização em Terça, 29 de Novembro de 2022, 10h09

WhatsApp_Image_2022-11-21_at_08.41.26_2.jpeg

O Núcleo de Acessibilidade (NAU), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), lança Campanha educativa que visa mostrar a importância do respeito e inclusão para com os estudantes com deficiências não visíveis da instituição. A campanha é desenvolvida nas redes sociais e nos RU’s dos campi da UFPI. Com o nome “Nem toda deficiência é visível. Nosso respeito é que precisa ser”, a Campanha é uma das etapas da  ação "Se liga na inclusão", promovida pelo NAU, e  deve ser realizada continuamente em toda a Universidade.

Atualmente, a UFPI possui cerca de 500 alunos com alguma deficiência por todos os seus campi e algumas destas deficiências podem não ser perceptíveis, seja por não apresentarem características físicas ou por não necessitarem de algum recurso, como uma cadeira de rodas, que auxilia cadeirantes. Esquizofrenia, deficiência psicossocial e surdez são caracterizadas por serem tipos dessas deficiências. Assim, a Campanha tem por objetivo promover uma sensibilização para as necessidades e direitos que estes estudantes possuem, assim como para aqueles em que a deficiência é mais visível.

Anualmente, o NAU promove reuniões comm os estudantes alvo da educação especiais dos campi da UFPI, em que são prestados atendimentos, informes, orientações e troca de diálogo com esses alunos sobre suas vivências na UFPI, a fim de propiciar-lhes bem-estar na academia.

21novembro

Coordenadora e assistente social do NAU/UFPI, Rafaella Santiago

Na última reunião, estudantes com deficiências não visíveis expressaram dificuldades quanto a exercer o seu direito de preferência em espaços da UFPI, principalmente, nos Restaurantes Universitários (RU's), o que motivou a criação da Campanha.  “A importância desta campanha é trazer um dos aspectos que a gente mais luta para alcançar, que é a acessibilidade atitudinal, que é mudar a forma de pensar das pessoas, que é o mais difícil e isso requer ações contínuas e muitos recursos para atingir o público. Esta é uma das etapas de dar visibilidade, chamar atenção para o NAU e fazer com que estes alunos sejam assistidos”, afirmou a coordenadora e assistente social do NAU, Rafaella Santiago.

Para trazer a campanha para o convívio destes estudantes e almejando procurar uma inclusão eficaz, a campanha se estendeu para além das redes, na universidade, onde foram colocados cartazes, plaquinhas e dado destaque para os assentos reservados para alunos com alguma deficiência, com o símbolo de acessibilidade universal da Organização das Nações Unidas (ONU), de modo a reafirmar o direito de prioridade a este público, nos RU’s. A iniciativa já começou no campus de Teresina e pretende-se estende-la para todos os campi. Além disso, almeja-se uma colaboração com as bibliotecas, para iniciativas como o uso de cartazes feitos nos RU's.

Atualmente, para que estudantes com alguma deficiência comprovem seu direito a preferência em espaços da universidade, o NAU disponibiliza uma declaração que atesta sua prioridade.

Confira a Campanha e o NAU através do Instagram