Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PRPG e PROPESQI promovem palestra sobre internacionalização no SIUFPI 2022
Início do conteúdo da página

PRPG e PROPESQI promovem palestra sobre internacionalização no SIUFPI 2022

Imprimir
Última atualização em Quarta, 23 de Novembro de 2022, 12h50

Em continuidade ao SIUFPI (Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí) 2022, aconteceu na tarde desta terça-feira (22) a solenidade abertura do eventos promovidos pela Pró-Reitorias de Pós-Graduação (PRPG) e de Pesquisa e Inovação (Propesqi), com destaque para a palestra "Perspectivas de Internacionalização das ações de PD&I em ICT's no Brasil”, com a participação do Prof. Gesil Sampaio Amarante Segundo, presidente do FORTEC, como palestrante. A programação contou com apresentação musical de Tiago Marinho (CEAD/UFPI).

Compuseram a mesa de honra: o reitor da UFPI, Prof. Gildásio Guedes; a pró-reitora de Ensino de Pós-graduação, Profa. Regilda Moreira-Araújo; a pró-reitora de Ensino de Graduação, Profa. Ana Beatriz Sousa Gomes; a coordenadora de Pesquisa, Profa. Keylla Urtiga, representando a PROPESQI; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), Profa. Juliana Teixeira.

 DSC_0715.jpg

Mesa de honra da abertura dos seminários da PRPG e PROPESGI, da UFPI

Durante a abertura, o reitor da UFPI destacou a atenção que a Universidade dedica ao tema da internacionalização. ‘Há, inclusive, um sonho de maior internacionalização na UFPI”, disse. “Mas já contamos com alguns projetos e, recentemente, assinamos um convênio com uma universidade japonesa, convênio esse assinado por todas as universidade federais do Nordeste”, ressaltou.

DSC_0714.jpg

Reitor da UFPI, Prof. Gildásio Guedes

A pró-reitora Regilda Saraiva (PRPG) compartilhou na ocasião: “Esse evento anual sempre busca discutir temas importantes para a pós-graduação, e em 2022, notamos algumas dificuldades no processo de autoavaliação e internacionalização dos nossos programas”. Sobre autoavaliação, Regilda destaca o avanço observado nas notas dos programas da UFPI, que chegaram, inclusive, a atingir nota de excelência.

DSC_0712.jpg

Profa. Regilda Saraiva, pró-reitora da PRPG

A coordenadora de Pesquisa e Inovação, Profa. Keylla Urtiga, destaca a importância da internacionalização para o avanço do ensino nas universidades. Além disso, ressaltou os "mais de 900 trabalhos finalizados este ano, que serão apresentados na modalidade oral e em pôsteres nesta edição do SIUFPI". 

DSC_0005.jpg 

Coordenadora de Pesquisa e Inovação, Profa. Keylla Urtiga (PROPESQI)

Após as falas de abertura, foi realizada a posse oficial do novo Comitê de Assessoramento da Qualidade da Pós-Graduação Stricto Sensu da UFPI, programa que foi instituído pela Resolução nº 294 de 2018, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. O atual comitê foi formado pelo Edital nº 02/2022 da PRPG/UFPI. Cada novo membro foi convidado ao palco para receber a portaria das mãos das autoridades da mesa de honra.

Regilda Saraiva entregou a portaria à Profa. Ana Maria Ribeiro dos Santos, representante do Colégio de Ciências da Vida, e ao Prof. Helder Buenos Aires de Carvalho. Keylla de Sá Urtiga entregou a portaria ao prof. Edson Cavalcante da Silva Filho, que representou o Colégio de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar. A Profa. Juliana Teixeira entregou a portaria ao Prof. Edvani Muniz, representante do Colégio de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar. A Profa. Ana Beatriz de Sousa entregou a portaria ao Prof. Francisco Josivan Lima; e das mãos do reitor da UFPI, recebeu a portaria o Prof. José Elielton de Sousa. 

DSC_0735.jpg

Novo Comitê de Assessoramento da Qualidade da Pós-Graduação da UFPI

A palestra "Perspectivas de Internacionalização das ações de PD&I em ICT's no Brasil”, ministrada por Gesil Sampaio Amarante Segundo, marcou a programação desta tarde. Ele é professor titular da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), vice-coordenador do NIT-UESC, diretor-presidente do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia e presidente do FORTEC (Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência Tecnológica). Em sua explanação, o professor destacou a internacionalização dos programas das universidades de forma estratégica. “Ações de internacionalização envolvem questões básicas. É preciso pensar no porquê de estarmos buscando essas ações e como buscá-las”, alertou. “A instituição deve estar pronta para se internacionalizar e deve lembrar: internacionalização não é apenas enviar gente para fora, mas também receber colaboradores que vêm para cá”, completou.

PALE.png

Prof. Gesil Sampaio Amarantes Segundo (UESC), palestrante

Toda a palestra, bem como a posse do novo Comitê de Assessoramento da Qualidade da Pós-Graduação, foi transmitida pelo canal UFPI TV. Se fez presente ainda, na atividade, de maneira remota, a assessora de Assuntos Internacionais, Profa. Juliana Castelo Branco, bem como o público que assistiu à programação presencialmente. O SIUFPI 2022 segue até o dia 1º de dezembro com diversas atividades simultâneas. Acesso o site oficial do evento aqui e confira a programação completa.

Confira mais fotos sobre a entrega das portarias aos novos integrantes do Comitê de Assessoramento da Qualidade da Pós-Graduação Stricto Sensu da UFPI:

Mesa-redonda “A Institucionalização da Internacionalização”

6P3A9768.jpeg

Teve início a partir das 16h a mesa-redonda “A Institucionalização da Internacionalização” no VI Ciclo de Palestras da Pós-Graduação (CP-PRPG). A discussão contou com a presença dos professores Ana Claudia Oliveira Silva, Ademir Sérgio Ferreira de Araújo, Thiago Barbosa Souza, a Assessora Internacional da UFPI, Juliana Paz e mediação do professor Francisco Jozivan Guedes de Lima.

DSC_0013.jpg

Professor Ademir Sérgio inicia a discussão

Abrindo o debate, o professor Ademir Sérgio, lotado no Centro de Ciências Agrárias (CCA), destacou a importância da internacionalização no âmbito da pós-graduação. “A internacionalização abre portas no desenvolvimento de novas parcerias e na construção de projetos”, disse.

Juliana Paz explicou sobre o trabalho promovido pela Assessoria Internacional da UFPI. “As ações tiveram início a partir de 2005, mas a partir de 2018 com a resolução 059 do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (CEPEX) que surgiu o projeto de internacionalização dentro da nossa Universidade. Nesse sentido, a Assessoria tem por intuito divulgar editais, oportunidades de bolsas, estudar e planejar convênios com instituições que fomentem a troca de conhecimento com nossos alunos e professores. Desse modo, a proposta é que a UFPI possa ser reconhecida pela sua excelência no processo de internacionalização por meio da integração do ensino, pesquisa, extensão, internacionalização e inovação”, frisou.

A professora Ana Cláudia fala sobre a presença de estudantes estrangeiros na UFPI. “Com o aumento dos programas de pós-graduação, percebemos o aumento de alunos de outros países na nossa Universidade. Além disso, na medida em que foram firmadas novas parcerias, também houve um acréscimo notável de estudantes estrangeiros nos cursos de graduação”, comentou.

Já o professor Tiago Barbosa tratou do Idioma Sem Fronteiras (ISF) no âmbito da língua francesa. “Estive na coordenação do ISF Francês, então pude receber estudantes intercambistas do Haiti aqui na UFPI, então realizamos a recepção desses alunos para que eles pudessem aprender a língua portuguesa, inclusive um deles deu continuidade nos estudos seguindo na pós-graduação no PPG em Agronomia”, pontuou.

Confira mais fotos sobre a entrega das portarias aos novos integrantes do Comitê de Assessoramento da Qualidade da Pós-Graduação Stricto Sensu da UFPI:

DSC_0011.jpeg

Francisco jozivan guedes de lima mediador do debate

Confira mais fotos sobre a entrega das portarias aos novos integrantes do Comitê de Assessoramento da Qualidade da Pós-Graduação Stricto Sensu da UFPI:

DSC_0728.jpg

DSC_0732.jpg

DSC_0722.jpg

DSC_0726_copy.jpg

DSC_0723_copy.jpg

DSC_0718_copy.jpg

 

Fim do conteúdo da página