Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Seminários da Propesqi no SIUFPI 2022 debatem sobre Proteção de Dados

Seminários da Propesqi no SIUFPI 2022 debatem sobre Proteção de Dados

Última atualização em Quinta, 24 de Novembro de 2022, 10h14

Na tarde desta quarta-feira (23), aconteceu durante programação do SIUFPI 2022 a mesa-redonda "Coleta, processamento e armazenamento de dados: perspectivas e desafios da LGPD”. O evento é parte do XXXI Seminário de Iniciação Científica (SIC), promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI), com transmissão pelo canal UFPI TV.

anderson.png

Mesa redonda do XXXI SIC

Keylla Urtiga, coordenador dos seminários da PROPESQI no SIUFPI2022, apresentou os integrantes da mesa-redonda. Os debatedores foram: Thiago Adriano Coleti, professor Adjunto na Universidade Estadual do Norte Paraná (UENP); Anderson Lanzillo, professor do Departamento de Direito Privado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN);Pedro Pizzigatti, professor da Universidade de São Paulo (USP). A diretora de Governança da UFPI, Cleânia Sales, também compôs a mesa- redonda.

keylla.png

Keylla Urtiga, coordenadora de Pesquisa e Inovação da Propesqi

Na coordenação da mesa-redonda, esteve Laiza Assumpção, que atua na Fiocruz de Minas Gerais, em Belo Horizonte. “Parabenizo a UFPI e a coordenação do SIC pela escolha do tema, que é tão importante. A garantia do direito à proteção de dados pessoais é um dos maiores desafios contemporâneos nas instituições de modo geral”, disse.

Sem_título_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy.png

Laiza Assumpção (Fiocruz-Minas Gerais), coordenadora da mesa redonda

Durante a programação, duas palestras foram ministradas. o Prof. Anderson Lanzillo (UFRN) palestrou sobre o tema “A LAI em face da PGPD no Poder Público. Já o Prof. Pedro Luiz Pizzigatti explanou sobre “Ciência dos Dados e Big Data: Impactos da LGBD em Gestão dos Dados Científicos”. A última palestra do SIC foi ministrada pelo Prof. Thiago Adriano Coleti, cujo tema foi “Interação Humano-Dados: Desafio para privacidade e segurança dos usuários em um mundo orientado aos dados”.

Como destacou a diretora de Governança, Cleânia Sales, a discussão promovida pela mesa foi muito necessária e rica. “Na UFPI, tenho atuado no direcionamento do planejamento e execução da gestão para garantir  a transparência e o acesso à informação, e ao mesmo tempo, garantindo a privacidade dos dados pessoais”, explicou. “Um trabalho desafiador e por isso fico feliz em participar desse momento”, completou.

cleania.png

Cleânia Sales, diretora de Governança

A mesa redonda marcou o encerramento da programação da PROPESQI no SIUFPI 2022. Até o dia 2 de dezembro, outras atividades ocorrerão simultaneamente, de forma remota, presencial e híbrida.